Um estudo, realizado pela Associação Americana do Coração e publicado na revista Circulation: Arrhythmia and Electrophysiology, na terça-feira, 5 de março, comprova que o refrigerante é o produto que mais causa problemas cardíacos. De acordo com as informações mais atualizadas sobre o tema, os especialistas descobriram uma ligação entre o consumo de bebidas doces, como os refrigerantes, e um maior risco de fibrilação atrial.
Segundo a pesquisa, isso ocorre quando há uma frequência cardíaca irregular, na maioria das vezes acelerada, e que atinge a circulação sanguínea e que aumenta a chance de infarto em cinco vezes, segundo especialistas. Para o estudo, foram avaliados dados de mais de 200 mil adultos, com idades entre 37 e 75 anos.
As informações são de um banco de dados de saúde britânico, disponibilizadas entre 2006 e 2010. As pessoas não tinham diagnóstico de doença cardíaca quando o acompanhamento começou a ser realizado. Ao final da análise, foram constatados 9.363 casos de fibrilação atrial.
Os pesquisadores descobriram que os que consumiam mais de dois litros por semana de bebidas adoçadas artificialmente tiveram um risco 20% maior de desenvolver a condição. A quantidade equivale a uma latinha de refrigerante por dia. O estudo ainda apontou que o consumo de até um litro por semana de suco puro, sem açúcar, ofereceu um risco 8% menor do problema cardíaco.
Foto: Freepik / Reprodução