Estudantes que vão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 já estão em contagem regressiva. Falta um mês para a realização das provas do certame, que ocorre, mais uma vez, em dois domingos consecutivos: nos dias 5 e 12 de novembro. As provas serão aplicadas nas 27 unidades da federação.

No primeiro domingo, os participantes fazem as questões de Linguagens e Códigos, Ciências Humanas e redação. No segundo dia, vão pôr à prova os conhecimentos de Ciências da Natureza e Matemática.

As provas começam às 13h30min. Os portões abrirão ao meio dia e fecharão à uma. Sempre considerando o horário de Brasília.

Este ano, pouco mais de 3,9 milhões de pessoas se inscreveram para o Enem 2023 – total que supera em mais de 10% o número de inscritos em 2022 e também em 2021. Pouco mais de 2,4 milhões de candidatos, o que equivale a 63%, conseguiram a isenção da taxa de R$ 85.

Nessa reta final da espera pelos exames, o ideal é que os estudantes fiquem atentos ao que precisam levar no dia da prova, para evitar contratempos.

No dia da prova, é obrigatório levar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente e documento de identificação válido, físico ou digital. Pode ser o RG, a carteira de motorista ou passaporte, por exemplo. Também é aconselhável levar o cartão de confirmação de inscrição impresso – o Inep ainda vai disponibilizar o cartão, com as informações como número de inscrição, data, hora e local das provas.