Na manhã desta terça-feira, 4 de janeiro, durante reunião com o governador Eduardo Leite, o Gabinete de Crise e o Grupo de Trabalho Saúde decidiram que todas as 21 regiões do Rio Grande do Sul receberiam Avisos em relação aos cuidados contra o Covid-19. Já fazia um mês em que o estado não tinha emissão de Avisos e Alertas.

Eduardo Leite afirmou, em reunião, que a medida é importante para combater principalmente a variante Ômicron do Coronavírus, que apesar de não acometer o sistema respiratório, coloca os pacientes em necessidade de atendimento por conta de febre alta. “Isso, por consequência, em âmbito regional, pode aumentar o fluxo de pacientes que precisam de cuidados na rede de atenção primária, como as Unidades Básicas de Saúde e as Unidades de Pronto Atendimento”, destacou Leite.

O Gabinete de Crise está preocupado com o aumento no número de infecções de Covid-19 que vem ocorrendo em diversos países do mundo. Além disso, a época atual, de veraneio, faz com que haja maior circulação de pessoas entre as regiões do estado e, por conta disso, o gabinete acredita que seja necessário redobrar os cuidados.

No Rio Grande do Sul, a Secretaria da Saúde afirmou que o estado gaúcho saltou de uma média diária de casos confirmados de 5,7 a cada um milhão da habitante para 75,9 após a virada do ano. Os dados datam de 26 de dezembro a 3 de janeiro. A última vez que o Aviso havia sido emitido para todas as 21 regiões foi em julho de 2021.