O investimento de R$ 80 milhões em tratamento de esgoto em Bento é um motivo de comemoração, sem dúvidas, porém, uma cidade que tanto se orgulha de questões envolvendo o turismo – sendo destaque em cartilhas do Ministério do Turismo – de potência e referência no setor moveleiro nacional demorou a voltar a atenção para algo tão básico e vital para fornecer o mínimo de qualidade de vida para a população.
Entretanto, é crucial ressaltar que essa demora em focar em algo importante não é uma exclusividade deste município. O governador Tarso Genro anunciou com muita animação o investimento de R$ 1 bilhão para saneamento no final de 2013. Porém, o escabroso é, segundo informações da Corsan, que somente 15% do esgoto do Estado passa por algum tipo de tratamento.
A partir disso, é inevitável pensar que é necessário uma reforma na maneira como pensam nossos governantes. A iminente realização da Copa do Mundo no nosso país despertou uma súbita cobiça por melhorias homéricas nos quatro cantos do Brasil, entretanto, tudo feito de maneira atrapalhada e muito apressada.
Porém, como os cartazes das manifestações populares pediam nas ruas, além de “escolas e hospitais no padrão Fifa”, seria muito inteligente pedirmos nas ruas um sistema de esgoto no padrão Fifa. Mas não vamos deixar o Ronaldo “Fenômeno” saber deste pedido, pois ouvir um “não se faz Copa com encanamento de esgoto” seria mais uma atitude tão dolorida quanto chutar o pé da cama logo pela manhã.
O fato das obras em Bento apresentarem um considerável atraso também salta aos olhos da população, dos cinco lotes em andamento apenas dois estão dentro do prazo. Porém, a área da Estação de Tratamento de Esgoto do Barracão está paralisada por ordem do Ministério Público desde o dia 3 de dezembro de 2012. O motivo da interrupção é uma taipa que pode ter algum valor histórico.
Desde então a Corsan padece às burocracias governamentais para conseguir uma avaliação por parte do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para conseguir uma avaliação. Porém, o presidente da companhia anunciou que o Iphan autorizou a contratação de um arqueólogo para avaliar o local e a expectativa é de retomar os trabalhos em, aproximadamente, 90 dias.
Pois bem, nem uma Copa do Mundo foi o suficiente para que o esgoto fosse tratado com padrão Fifa, CBF ou Friboi. Afinal, já que os canos ficarão devidamente enterrados, e o que ficará visível serão somente os estádios, avenidas e praças, nos resta torcer para que o sistema de esgoto, tanto de Bento, Estado e do Brasil, ganhe um padrão digno da esperança do brasileiro, que a cada quatro anos continua acreditando.