David Maikel Machado comanda os ensinamentos em primeira escola do esporte no interior do estado

Desde o fim do ano passado, em dezembro, Bento Gonçalves pode contar com uma academia voltada a um esporte que tenta crescer em visibilidade, o levantamento de peso. Atualmente, a prática esportiva possui somente dois centros de treinamento, sendo um em Porto Alegre e outro na Capital do Vinho. Esse recente projeto é realizado pela Federação Gaúcha de Levantamento de Peso (FELP-RS), com aulas comandadas pelo atleta medalhista David Maikel Machado.

O esporte olímpico e sua sutileza

A prática desse desporto começou há muitos anos atrás, como algo para treinar esportistas em outras modalidades olímpicas. Isso devia-se ao fato da força e velocidade do momento de erguer a barra ajudar a melhorar outros pontos importantes do corpo, como a reação, resistência e, até mesmo, fôlego. Foi somente em 1896 que o levantamento de peso passou a ser um esporte olímpico, tendo destaque nos jogos.

O professor da academia de Bento, Machado, explica que a prática se caracteriza por ser uma modalidade de alta produção de potência, de curta duração e de uma exigência técnica elevada. “É composto por dois exercícios competitivos: o arranco, onde o atleta eleva a barra acima da cabeça em apenas um movimento; e o arremesso, movimento ao qual eleva primeiro a barra até a altura dos ombros e, depois, acima da cabeça”, elucida.

Ele ainda menciona que existe diferença entre essa modalidade olímpica e outras semelhantes com o erguimento de pesos, como o powerlifting, que tem três exercícios: supino, agachamento e levantamento terra. “A velocidade desempenha um papel determinante para o sucesso do movimento e, assim, podemos considerar o levantamento olímpico de pesos como um exercício que pode servir de preparação para diversas modalidades esportivas que necessitam da velocidade e potência”, detalha.

As experiências do professor

Machado começou no esporte há quase 10 anos, em 2013, através da própria FELP-RS, que havia se instalado em Bento por um período, no bairro São Bento. Naquela época, a organização realizava alguns cursos na área de educação física, na qual ele tinha interesse em participar por ser de sua formação profissional.

Diversos nomes importantes da área de ensino de exercícios compareciam a cidade para realizar aulas expositivas. Em certo momento, houve uma voltada ao levantamento de peso e foi aí que Machado teve sua atenção fisgada. “Me interessei bastante pelo esporte, pela maestria e pelo clima, onde se destacava força, velocidade e a beleza do movimento, que para quem assiste a primeira vez, é encantador. Eu queria aprender e comecei com o Rodrigo Dall’Aqua, que hoje é o presidente da federação. Começamos o treino sem compromisso, mas consegui me destacar”, relembra.

Atualmente, o atleta é o gaúcho de maior destaque no cenário brasileiro, tendo dois títulos nacionais, seis estaduais e dois Sul-brasileiros. Ele lembra que o caminho trilhado junto a federação foi longo, pois quando iniciou a trajetória, o esporte não era difundido. O professor diz que em sua caminhada acabou sendo pioneiro em muitas coisas, inclusive na criação da escola de levantamento de peso.

Passando conhecimento aos jovens

O recente projeto da escola em Bento Gonçalves está dando os primeiros passos, tendo alguns alunos inscritos em horários dispersos, pois ainda não há uma turma fechada. Machado esclarece que essa ação foi uma forma de Dall’Aqua, por meio da FELP-RS, apoiar o esporte em uma cidade que o abrigou no passado, deixando um legado de gratidão.

Todos equipamentos e custos aos ensinos estão sendo pagos pelo próprio professor e federação. No futuro, o projeto poderá receber auxílio municipal ou estadual através de alguma inciativa, que não é possível agora por conta da recente criação da escola. Entretanto, no momento, a ação se mantém também com ajudas do setor privado.

As aulas para os jovens de 10 a 17 anos são ministradas no Estádio da Montanha, antiga casa do Clube Esportivo, para qualquer um que queira participar. O objetivo dos exercícios não é somente a força bruta, mas também a preparação dos adolescentes quanto a outros esportes. “Lembrando que a força é crucial para quase todas as modalidades esportivas, desde as coletivas, como o futebol, até para um maratonista”, detalha o professor. O educador também espera trazer revelações ao esporte, através dos jovens.

Para Machado, a realização dessa escola é o melhor que o esporte lhe trouxe, pois é a possibilidade de passar adiante o que aprendeu ao longo de anos no levantamento de peso. “Não é só levantar uma barra e sim formar um cidadão, desenvolver ou ver um atleta com pensamento humano, voltado à sociedade, ao outro. Fazendo isso, melhoro, pensando nos outros, posso ajudar a melhorar e ensinar. Pensar no outro se torna uma das prioridades que quero levar adiante e desenvolver por muito tempo”, pontua.