Mais de 1,1 mil pessoas participaram do 43º Encontro de Zeladores e Zeladoras de Capelinhas da Diocese de Caxias do Sul. O evento ocorreu na quinta-feira, 12, no Seminário Diocesano. Este ano, os participantes das sete regiões pastorais da diocese trabalhara o sobre o lema do Ano Vocacional do Brasil, “Corações ardentes, pés a caminho”.

Em sua acolhida, o bispo diocesano de Caxias do Sul, Dom José Gislon, falou da alegria em receber a todos e convidou à oração. “Queremos colocar diante do Senhor e da figura materna de Maria, celebrando a fé, a caminhada do povo de Deus, tendo presente toda a realidade dos flagelados das enchentes, os feridos pelas perdas, porque a história de amor de Deus conosco acontece também nesses momentos. É na realidade da nossa vida que Deus constrói a sua história conosco, por isso estou feliz vendo o rosto de vocês que representam o povo de Deus da nossa diocese”, disse.

Ainda em sintonia com o Ano Vocacional, conduzidos pelo coordenador de Pastoral, padre Leonardo Inácio Pereira, e pela irmã Eliete Dal Molin, da congregação das Irmãs de São José e motivados pela encenação realizada por jovens da Paróquia São Ciro, os presentes foram convidados a fazer memória da passagem bíblica que tem como cenário o caminho de Emaús. Puderam rememorar a sua própria experiência pessoal com Jesus: quando, onde, como foi e o que esse momento representa na caminhada de cada um?

Durante todo o dia, os participantes foram envolvidos com atividades de reflexão, debate e oração, preparando o movimento para as comemorações oficiais dos 90 anos da Diocese de Caxias do Sul, que ocorrem em 2024. “Quisemos dar início a esse ano jubilar hoje, aqui com vocês. Rezemos pela nossa Diocese, pela Igreja e, juntos, celebremos essa história de vida, comunhão, participação e missão do povo de Deus na nossa região”, salienta Gislon.