Vinícola Aurora, Unicasa e Madesa estão entre as agraciadas com a distinção

No dia 23 de setembro, o Conselho do Prêmio Exportação RS reconhecerá 63 empresas na sua 49ª edição. O evento de premiação das organizações gaúchas que obtiveram desempenho destaque no cenário exportador será realizado na Casa NTX, em Porto Alegre. Na oportunidade, também será entregue a distinção Personalidade Competitividade Internacional 2021 ao diretor-presidente da CCGL, Caio Vianna. De Bento Gonçalves, a Vinícola Aurora e a Unicasa estão entre as premiadas. A Madesa, de Bom Princípio, também receberá a honraria.

O evento é considerado o maior do segmento no país e distingue empresas que obtiveram os melhores resultados mercadológicos e desenvolveram estratégias inovadoras para expor e comercializar seus produtos no mercado internacional. Ao longo de quase cinco décadas de existência, mais de 600 empresas já foram reconhecidas.

Com 90 anos de trajetória, completados em 2021, a Vinícola Aurora comemora o sexto ano consecutivo de recebimento da premiação. “A Aurora foi pioneira nas exportações, vendendo ao mercado externo desde a década de 70. Assim, o prêmio exportação vem para ratificar as exitosas estratégias da cooperativa até então, abrindo novos mercados para todos os produtos vinícolas brasileiros”, salienta a supervisora de exportação, Giorgia Forest.

Nos últimos anos, conforme ela, houve um registro de aumento no número de produtos exportados, especialmente em 2021. “Um aumento de 415% em valor nas exportações do primeiro semestre deste ano, em relação ao mesmo período do anterior. Crescemos também 583% no volume de produtos, reflexo da reabertura de mercados e pela alta do dólar. Além do aumento recente, acompanhamos uma crescente do interesse nos vinhos, espumantes e sucos de uva da Aurora nos últimos anos”, considera.

A supervisora aborda que a exportação faz parte do planejamento da empresa. “A diversificação de mercados, através da exportação, sempre fez parte das estratégias da Aurora. Responsável por 40% do volume exportado no primeiro semestre de 2021, o suco de uva, por exemplo, é um produto inédito fora do Brasil, pois aqui detemos as melhores uvas e técnicas de produção para que esse produto seja fantástico em sabor, qualidade e saúde”, frisa.

Três vezes

A Madesa, com mais de seis décadas de história, recebe a distinção pela terceira vez. “Fomos agraciados em 2013 e 2017, e agora tivemos esse reconhecimento, mais uma vez, em um período tão desafiador para o cenário econômico nacional e internacional. Sendo assim, ficamos ainda mais honrados com a premiação”, comenta o CEO da empresa, Pedro Cini.

Ele enfatiza que o prêmio é de grande relevância para o empreendimento. “Porque reconhece e consolida o ótimo trabalho feito pela empresa, assim como o esforço de todos os nossos colaboradores. Estamos trabalhando cada vez mais forte na questão da exportação e do mercado digital, com inovação e criatividade. Uma resposta como essa nos motiva a melhorar e entregar um produto com cada vez mais qualidade”, salienta Cini.

Primeira premiação

Pela primeira vez em sua trajetória, a Unicasa recebe o Prêmio Exportação RS. “Ele é um grande reconhecimento a todos os mais de 450 colaboradores, pela dedicação e cuidado nesse canal estratégico. Como empresa de capital aberto, o recebimento desta honraria, leva aos nossos acionistas uma mensagem de que a Unicasa é comprometida com resultados”, explica o Diretor Comercial de Exportação, Daniel Zanonato.

Ele aborda que a internacionalização da Unicasa tem sido estratégica para os negócios do grupo há mais de 15 anos, quando abriu a primeira filial no exterior. “Atualmente a empresa possui 31 showrooms em países das Américas do Sul e Central, 1 na Europa, 1 no Canadá e mais 9 nos Estados Unidos. A operação é apoiada por uma equipe especializada em negócios internacionais que conta com 26 colaboradores. O aumento de exportação não é somente no volume, mas também no mix de produtos”, conclui.