Após suspensões, a eleição que vai escolher quem irá comandar o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) durante 2021 está agendada para o dia 26 de junho. A informação foi confirmada pela entidade na sexta-feira, 11, através de nota oficial. Neste ano, em razão da pandemia de covid-19, a escolha será realizada em cada uma das 30 regiões tradicionalistas. Até então, o pleito ocorria juntamente com o Congresso Tradicionalista Gaúcho, realizado, anualmente, no mês de janeiro.

A decisão pela realização do pleito ocorre após a Justiça liberar a realização do processo. Até então, uma liminar suspendia a possibilidade de escolha. Em março a Polícia Civil fez buscas na casa e no sítio do ex-presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho e da Fundação Cultural Gaúcha Manoelito Savaris, em Caxias do Sul, que é candidato de uma das três chapas que concorrem na eleição. O objetivo é investigar suspeitas de desvio de recursos repassados à TV Tradição pela fundação. A TV Tradição foi responsável por transmitir eventos oficiais do MTG, como Festa Campeira do Rio Grande do Sul (Fecars) e Enart. E recebia repasses de órgãos públicos para realizar as transmissões.

Concorrem ao pleito aos chapas “Juntos Somos Mais MTG”, liderada por Fabiano Vencato, representante da 12ª Região Tradicionalista, “Pelos Laços da Tradição”, que tem como candidato à presidente Manoelito Savaris, da 25ª RT e a chapa três “Um Novo Sentido para o Tradicionalismo”, sob o comando de Silvania Affonso, da 21ª RT.

Foto: Giovani Grizotti / Reprodução