Ao todo, 11 candidatos disputam as cinco vagas disponíveis para o cargo na Capital do Vinho

No domingo, 1º de outubro, ocorre em Bento Gonçalves a eleição para os Conselheiros Tutelares para o período de 2024/2028. Ao todo, 11 candidatos estão concorrendo às cinco vagas disponíveis para o cargo na Capital do Vinho.

De acordo com a presidente da Comissão Eleitoral, Cinara Marques dos Santos, as eleições para o Conselho Tutelar são um ato de grande responsabilidade. “É uma oportunidade de escolher os melhores representantes que irão atuar diretamente na comunidade, conhecendo de perto suas necessidades e realidades na defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes”, enfatiza.

O voto não será obrigatório, ou seja, as pessoas que se ausentarem do processo não precisarão justificar a falta. A votação será realizada por meio de urnas eletrônicas, nos locais de votação já definidos pela Comissão Eleitoral. O eleitor que quiser participar do pleito, deverá apresentar o título eleitoral e documento de identidade. Também é preciso estar em dia com a Justiça Eleitoral e ser eleitor em Bento Gonçalves. Além disso, só será possível votar uma vez e em um único candidato.

Os cinco conselheiros tutelares eleitos receberão salário de R$ 3.059,16, além de vale alimentação de R$ 494, bem como todos os direitos trabalhistas, como FGTS, férias e 13º salário. Os recursos virão do município, mas os conselheiros não terão vínculo empregatício como funcionários públicos municipais. O mandato será de quatro anos e a carga horária de trabalho é de 40 horas semanais.

Conheça os candidatos ao cargo