A ecografia foi o exame de imagem mais requisitado dentro dos laboratórios do Hospital Tacchini de Bento Gonçalves. Os números foram divulgados nesta semana e mostram que mais de um milhão de exames foram realizados ao longo do ano passado. Segundo o levantamento, foram 58,3 mil exames do tipo ecografia. Em segundo lugar aparece a radiologia, com mais de 55,7 mil solicitações. A tomografia ocupa a terceira colocação, com cerca de 30,6 mil procedimentos.
Somente no ano passado, mais de 187,4 mil procedimentos que utilizam imagens foram realizados
Os dados do Tacchini mostram que, ao longo de 2023 foram 1.020.012 procedimentos coletados somando as três sedes existentes na cidade. Se comparado ao ano de 2022, o número é 7,5% maior, quando foram realizadas 944.172 análises.
Parceria com Fleury
Em 2023, o Tacchini fechou parceria com o laboratório Weinmann, marca do Grupo Fleury no Rio Grande do Sul, para a criação de uma área técnica que vai realizar análises clínicas dentro da própria instituição. O novo espaço passou a operar integralmente a partir do dia 15 de agosto, no próprio complexo hospitalar do Tacchini.
O serviço de análises clínicas instalado na área técnica do hospital funciona 24 horas por dia e sete dias por semana. No local, são processados os exames de urgência mais demandados pela comunidade. Além de atender à demanda do Hospital Tacchini, a área ainda receberá os exames do Hospital São Roque.
Novos exames
A parceria com o Grupo Fleury também viabilizou a oferta de novos exames aos laboratórios do Tacchini, ampliando a gama de serviços oferecidos à comunidade. Entre eles, está o PrecivityAD2™, exame que auxilia no diagnóstico precoce da doença de Alzheimer. A inovação é realizada a partir da coleta de uma amostra de sangue periférico.
O diagnóstico é definido a partir da detecção de proteínas no plasma. O exame estabelece um escore, que indica a presença ou ausência de placas amiloides cerebrais, que são alterações características da doença de Alzheimer. Para a realização do exame é necessário apresentar pedido médico detalhando o motivo de sua solicitação.
Foto: Tiago Flaiban / Reprodução