O município de São Miguel das Missões, situado no Rio Grande do Sul, contempla algumas das mais belas ruínas do Brasil. Pronto para uma viagem inesquecível? Confira boas informações sobre esse destino com valiosas mostras do passado e exuberantes paisagens naturais.

São Miguel das Missões está localizado a 469 km de Porto Alegre, a 252 km de Passo Fundo e a 59 km de Santo Ângelo. O acesso até até lá se dá pela BR-285 e pela rodovia estadual RS-536. A cidade situa-se no km 16 do encontro entre essas duas vias.

Cidades próximas

As cidades mais próximas de São Miguel das Missões são: Santo Ângelo, Eugênio de Castro, Mato Queimado e São Luiz Gonzaga.

História

As ruínas de São Miguel das Missões são construções remanescentes de uma antiga civilização jesuítica. Tais edificações provém do início do século XVII e são evidencias materiais do convívio entre os índios e jesuítas europeus no período colonial.

Nessa fase de contato entre os povos houve intenso desenvolvimento da região e os índios guarani passaram a absorver a cultura européia. Hoje, o local recebe inúmeros turistas de diversas partes do Brasil.

O que fazer

Agora veja quais são os principais atrativos históricos de São Miguel das Missões.

1. Ruínas de São Miguel Arcanjo

O sítio arqueológico de São Miguel do Arcanjo conta com antigas casas de índios, uma igreja de 1735 construída com pedras de arenito, uma edificação que servia de escola e outras ruínas, as quais quais constituíam uma cidadela nos tempos do Brasil colônia. A visita ao sítio pode ser feita de terça a domingo das 9h às 12h e das 13h às 20h e nas segundas das 13h30 às 18h. O ingresso tem custo.

2. Show de Luzes

O viajante que visita as ruínas de São Miguel do Arcanjo não pode perder o famoso espetáculo de luz e som, o qual ilustra a história das missões jesuíticas com um deslumbrante show de luzes. Na apresentação de 48 minutos, cada um irá assistir a uma viagem no tempo, onde são apresentadas várias nuances da antiga sociedade que vivia na região. O evento ocorre de novembro a fevereiro às 20h30min e de maio a outubro às 20h.

3. Museu das Missões

Com a maior coleção de arte sacra missionária do Brasil, o Museu das Missões foi inaugurado em 1940 com o objetivo de abrigar antigas peças arquitetônicas da região. Além dos objetos de arte sacra, o acervo possui artefatos de metal, peças feitas com arenito e madeira e objetos de cerâmica. Vale passar algumas horas nesse atrativo, que expõe detalhados traços culturais dos índios guaranis e do homem europeu.

4. Fonte Missioneira

A Fonte Missioneira foi descoberta em 1982 e no ano seguinte passou por um processo de restauração. Com águas cristalinas que brotam das nascentes próximas, a estrutura era uma das sete fontes de São Miguel das Missões onde os índios buscavam água. O viajante poderá conhecer o monumento arqueológico das 9h às 20h durante o verão e das 9h às 18h no restante do ano.

5. Borraio Minhas Origens (Museu Do Colono)

O Borraio Minhas Origens é um museu onde foram guardadas peças de antigos colonos da região. Por lá, o visitante irá ver peças utilizadas na agricultura, um tradicionalíssimo galpão de barro e mais uma série de itens que eram úteis em rotinas antigas. Situado a cerca de 10 km do sítio arqueológico de São Miguel Arcanjo, o local abre para a visitação todos os dias das 9h às 18h.

6. Ponto de Memória Missioneira

É justo encerrar essa lista com mais um valioso museu que reúne objetos os quais fazem referência à história da região. O Ponto de Memória Missioneira tem mais de 300 peças do período jesuítico e da fase pós-jesuítica, além de itens indígenas. Depois de observar os materiais e obter informações, o viajante poderá conhecer o ritual da erva mate em instigante cerimônia realizada pelo cacique Mariano Aguirre.

Gostou? Não tenha dúvidas, além de se envolver com as histórias e apreciar o charme e requinte arquitetônico das ruínas, você vai amar a belíssima natureza de São Miguel das Missões.

Fonte: viajali.com.br

Fotos: Reprodução