Atividade ocorreu na tarde desta sexta-feira, 18 de outubro, na Embrapa
Um dia dedicado à valorização de um dos principais produtos da Serra Gaúcha: o Suco de Uva. Através de um projeto de lei, proposto pelo vereador Edson Biasi, que instituiu o Dia do Suco de Uva no município de Bento Gonçalves, agora chegou a vez de tornar esta comemoração regional. Por isso, na tarde desta sexta-feira, 18 de outubro, ocorreu o lançamento do Dia Regional do Suco de Uva, na Embrapa Uva e Vinho. A atividade reuniu lideranças municipais e regionais, que destacaram a importância de valorizar o produto.
O propositor, vereador Edson Biasi, disse que é um momento de valorizar os produtos da região. “Ele é nosso e a cada dia ganha mais espaço na vida das pessoas. Temos que comemorar e fazer com que mais Municípios se agreguem a este projeto” destaca.
O chefe-geral da Embrapa Uva e Vinho, José Fernando Protas, agradeceu e ressaltou a importância da entidade para aprimorar e auxiliar a cadeia vitivinícola. “Temos a tecnologia e o conhecimento para ajudar a alavancar a competitividade e modernizar a vitivinicultura”, disse.
O Prefeito Guilherme Pasin salientou que é um projeto que emana do povo, e que é um dia dedicado à enaltecer o produto. “Temos o objetivo de sairmos daqui aplicando em nossos municípios a comemoração regional do Suco de Uva. Este momento modifica a condição de vida do nosso agricultor, apresenta oportunidades de novos negócios”, pontua.
Os convidados ainda prestigiaram alguns painéis, com o pesquisador e chefe-geral da Embrapa Uva e Vinho José Fernando Protas, que abordou a Evolução mercadológica e produtiva do suco. Já a biomédica Caroline Dani falou sobre os Benefícios do suco de uva para uma vida saudável e os pesquisadores Patrícia Ritschel e João Dimas Garcia Maia sobre Novas cultivares de uva para suco desenvolvidas pelo Programa de Melhoramento Genético ’Uvas do Brasil’, liderado pela Embrapa Uva e Vinho.
A comemoração do Dia do Suco de Uva é proposta para o primeiro domingo do mês de março. Em 2020 será no dia 1º. Além de registrado no calendário dos municípios participantes, a intenção é de que a data estimule a realização de ações de promoção da bebida, informando sobre os benefícios à saúde, promovendo o turismo, fortalecendo a economia, bem como resultando num aprimoramento da cadeia produtiva da uva.