Nesse ano, turistas buscam por experiências exclusivas, serviços de qualidade e rapidez no atendimento

O Dia Mundial do Turismo foi estabelecido pela Organização Mundial do Turismo (OMT), agência especializada das Nações Unidas. Celebrado desde 27 de setembro de 1980, foi escolhido por representar a data de adoção do Estatuto da Organização Mundial do Turismo, que se deu dez anos antes, em 1970.

A comemoração tem como objetivo ressaltar a importância da área em seus mais diferenciados aspectos sociais, culturais e econômicos. Segundo o secretário do turismo de Bento Gonçalves, Rodrigo Parisotto, dados coletados desde o início de 2022 indicam um aumento de turistas recebidos até agosto, chegando à marca de 1.139.398, passando os 797.890 de 2021. “É importante também trazermos os números de 2019, ano sem pandemia, que até agosto estávamos com 1.059.358 visitantes. Em 2022, supera-se todos os anos anteriores até agosto, o que nos faz crer que teremos um excelente ano turístico”, revela.

De acordo com Parisotto, ocorre uma grande busca por experiências exclusivas, espaços abertos com contato pleno com a natureza e pequenos grupos viajando juntos. “Nesse momento, temos percebido um comportamento muito parecido com o do ano de 2019”, comenta.

Bento Gonçalves foi a primeira cidade, durante a pandemia, a criar um protocolo de segurança que gerou a certificação pela secretaria de turismo ao Ambiente Limpo e Seguro. Desde lá, o setor criou estratégias junto ao trade turístico para enfrentar tais situações. “Tivemos inúmeros atrativos novos que abriram suas portas durante esse período e podemos considerar Bento uma cidade muito preparada para atender com excelência aqueles que têm nos escolhido como seu destino de viagem”, considera.

Conforme o secretário, as projeções até o final do ano são muito boas. “Agora o mercado volta a aquecer depois da baixa das férias de julho. Nosso mês de setembro foi cheio de atividades, seja pelo Balonismo, Semana Farroupilha e a Wine South America, que movimentaram demais a cidade, tanto na hotelaria, gastronomia e todo segmento produtivo do turismo que contempla mais de 50 setores”, menciona.

Além disso, em outubro o município contemplará o evento internacional Gran Fondo New York (GFNY), que trará ciclistas de todo o mundo para a Capital Nacional do Vinho. Em 10 de novembro, acontecerá a abertura do Natal Bento. “Seguiremos com uma ampla programação turística. Para todos que buscam informações sobre o que fazer em Bento Gonçalves, sugerimos o portal do turismo bento.tur.br, com acesso à programação diária, onde muitas das experiências oferecidas estão disponíveis para toda comunidade”, conclui.

Serra Gaúcha ainda mais reconhecida

O coordenador de loja e turismo da Domno Wines, Denycker Kaefer da Silva, diz que após as normalidades devido o pós-pandemia, houve o aumento do fluxo de turistas. “Durante esses dois anos de restrição, muita gente não pôde ir para o exterior e acabaram descobrindo a nossa região”, afirma. Além disso, entre 2020 e 2021, tiveram que manter as lojas fechadas e recorreram para vendas por WhatsApp. Essas ações ainda continuam, mas com muito menos força do que durante a pandemia”, informa.

De acordo com Silva, o perfil do turista está mudando. “Recebemos visitantes muito mais interessados, principalmente em experiências, cursos e vivência no mundo vitivinícola”. Com isso, as projeções são de um final de ano bastante movimentado. “Como na pandemia, nossa região ficou mais conhecida, e somando ao fato de que, desde o início, tudo foi mais calmo e tranquilo referente aos casos, esperamos que converta bastante em turismo nesse verão”, ressalta.

Atualmente, o fluxo de clientes na região aumentou, superando o número de visitantes na Casa Valduga. De acordo com a assistente de eventos, Jéssica Siega, a vinícola segue com a mesma receptividade, desde 1992, em seu complexo, apenas adaptando as estruturas para bem atender as pessoas. “Agora possuímos um leque de opções de experiências dentro do nosso próprio local, saindo apenas das visitas tradicionais e almoço típico italiano. Possuímos visitações personalizadas para todos os públicos que nos procuram, um wine bar, pacotes de hospedagem, degustação, entre outras opções de roteiro personalizado para cada visitante”, informa.

Além disso, a assistente relata o aumento na valorização do turismo interno. “Com o alto custo para viagens internacionais, o brasileiro começou a ser mais bairrista e prestigiar o turismo local e nacional. Com isso gerou um aumento nos investimentos para novos hotéis e restaurantes, gerando, com isso, novos empregos e fazendo a economia ficar dentro do país. Novos microempreendedores surgiram fazendo o turismo de experiência ficar mais intenso”, afirma.

Conforme Jéssica, o visitante está buscando alta qualidade nos serviços, personalização e rapidez no atendimento. “Após pandemia, o turista se tornou um pouco imediatista na questão na urgência de viver o presente melhor e mais intensamente. Com isso, se tornou exigente em querer ter a melhor experiência e sempre ser surpreendido por serviços exclusivos e inéditos”, destaca. Por causa desse período em que teve que ficar em casa, o turista atual busca ter o máximo de agilidade e personalização no atendimento. “Com isso, ocorreu o aumento do ecommerce para venda de serviços, agilizando e otimizando o tempo em filas para reverter em mais momentos de lazer”, acrescenta.

Durante a pandemia, a Casa Valduga teve que se adaptar, reduzindo os atendimentos no enoturismo e utilizado todas as medidas de segurança durante as visitas, algumas ainda são utilizadas nos dias atuais. “O turismo após o período pandêmico se modificou completamente e essas mudanças vieram para dar mais força aos serviços com valor agregado e personalizado. Assim, mantivemos ações como diminuição do volume para aumentar a qualidade no atendimento para poucos clientes. E ainda, a intensificação ao cuidado da higienização dos locais de uso comum e, também, individuais”, menciona.

A assistente conta que, ainda com o alto custo para viagens internacionais, o espaço da vinícola continuará aquecido no próximo ano. “O brasileiro está dando valor para nossa região e valorizando cada vez mais nossos serviços. Assim, o turismo interno está super ativo e muitos empreendimentos estão surgindo para suportar a demanda, que está cada vez maior. Nós mesmos estamos com vários projetos a serem implantados ainda em 2022, que darão mais opções de experiência para esse cliente que busca viver algo único e especial”, conclui.

Foto: Divulgação