No Brasil, o Dia do Dentista é comemorado no dia 25 de outubro, data em que foi assinado o Decreto-Lei 9.311, de 1884, responsável por criar a graduação que formou os primeiros dentistas do Brasil. A data homenageia esses profissionais tão importantes, que cuidam do sorriso e da saúde bucal das pessoas.
O dentista Henrique Scaravonatti Basso atua há três anos na parte estética de reabilitações orais e segue em busca de qualificação. Para ele, seu ofício é fundamental para toda população, uma vez que, além de melhorar a qualidade de vida, prevenir e controlar diversas doenças, uma boa saúde bucal, também diminui o risco do desenvolvimento de problemas de saúde sistêmicos. “Desde o nascimento, o bebê de poucos meses já deveria realizar uma consulta preventiva e orientadora, até o idoso, que muitas vezes precisa de uma reorientação sobre cuidados orais”, afirma.
Décadas de dedicação
A odontologista Cássia Rigodanzo Federizzi trabalha há dez anos na área, inicialmente na saúde pública, quando adquiriu experiência sobre as maiores dificuldades dos pacientes em relação a saúde bucal. “Nossa profissão tem como maior desafio acompanhar as evoluções tão importantes para a saúde das pessoas, mantendo o olhar humano e focando no que realmente importa”, reflete. Cássia comenta que considera a odontologia incrível para quem a pratica com amor e dedicação, pois possibilita melhorar a autoestima das pessoas, transformando suas vidas.
Com 30 anos de carreira, o também professor José Carlos Milanez Jeronymo aponta como aspectos mais importantes na profissão a melhora na qualidade mastigatória e a elevação da autoconfiança, que impactam positivamente na qualidade de vida do paciente. “Cada sorriso que ajudo a deixar mais harmônico ou saudável tem uma história única”, salienta.
De acordo com Julia Wernz Roos, que atua há quatro anos na profissão, seu trabalho vai além de cuidar da saúde bucal. “Trabalhamos não só com sorrisos, mas também com bem-estar, o que influencia diretamente nas relações interpessoais dos pacientes. Todo dia é um novo desafio, mas também uma vida transformada através de um novo sorriso”, comenta.
Com duas décadas de experiência, Gelsi Rott Capelesso traz dicas para quem pretende se especializar na área. “É importante buscar uma especialização que goste e se dedicar, entregar o melhor para o paciente e também se sentir realizado profissionalmente. Coloquei isso em prática e hoje me sinto realizada, no auge da carreira”, finaliza.