Município já teve 68 testes realizados, sendo que 38 foram inconclusivos para a infecção do Aedes aegypti, 21 foram descartados e cinco seguem em investigação

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) do Rio Grande do Sul mantém um painel de casos de dengue em constante atualização, por conta dos registros elevados da doença neste ano. Em todo o estado já foram emitidas 84.582 notificações, sendo que 54.952 casos foram confirmados. Em Bento Gonçalves, foram 73 notificações e nove confirmações da doença. Cinco exames seguem em investigação.

De acordo com os dados da SES, o município já realizou 68 testes, sendo que 21 registros foram descartados para a infecção pelo mosquito Aedes aegypti. Outros 38 testes se mostraram inconclusivos para a confirmação da dengue. Dos nove confirmados, apenas um é autóctone, ou seja, é de um morador da Capital Nacional do Vinho que foi infectado na cidade.

Crédito: SES/Reprodução

Dentre aqueles que já adquiriram a doença, sete são homens e duas mulheres. A faixa etária com maior incidência de infecção é aquela dos 30 aos 39 anos, ainda segundo números da SES.

Crédito: SES/Reprodução

A dengue

O mosquito que transmite a dengue é chamado de Aedes Aegipty e ele possui, em média, menos de 1 cm de tamanho, é escuro e possui riscos brancos por todo o corpo. O inseto possui hábito diurnos, sendo mais ativo ao amanhecer e ao entardecer.

Principais sintomas da dengue:

  • Febre alta (maior que 38.5°C) de início abrupto e que dura entre 2 e 7 dias;
  • Dores musculares intensas;
  • Dor ao movimentar os olhos;
  • Mal-estar;
  • Falta de apetite;
  • Dor de cabeça;
  • Manchas vermelhas no corpo.

Ao apresentar os sintomas, é muito importante procurar a Unidade de saúde mais próxima, para diagnóstico e tratamento adequados.

Foto destaque: Eduardo Seidl/Divulgação