A Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas definiu, em reunião realizada na sede do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), a identidade visual que marcará as festividades de 2024. A arte-tema, produzida por Cintia Matte Ruschel, é uma homenagem ao Centenário de Jayme Caetano Braun e foi escolhida por unanimidade e apresentada nesta quarta-feira, 10.

A presidente da comissão e secretária adjunta da Cultura, Gabriella Meindrad, destacou a representatividade da arte escolhida: “A identidade simboliza muito bem o tema dos Festejos, sintetizando a temática proposta e expressando a diversidade cultural do gaúcho missioneiro”, explica.

De acordo com a criadora da obra, Cintia Matte Ruschel, a proposta visa representar o ambiente missioneiro que Braun conheceu desde criança e que retratou em toda a sua obra. “Procurei reconstruir esse cenário de forma ilustrativa, como uma pintura, mostrando símbolos das Missões”, revela.

Além da definição da identidade visual, a reunião abordou outras pautas, como o e-book dos Festejos e o desfile tradicional de 20 de Setembro, que seguirão sendo tratadas. O próximo encontro da comissão está agendado para 23 de abril, quando deverá ser definida a canção-tema dos Festejos Farroupilhas 2024. Nesta quarta-feira encerra-se o prazo de inscrições para compositores interessados em participar.

Na edição deste ano, o cantor, compositor e violonista Pedro Ortaça será o patrono. Criada em 2020, a Comissão Especial dos Festejos Farroupilhas tem como objetivo unir as comemorações relacionadas à Revolução Farroupilha no Rio Grande do Sul em uma grande programação, constituindo os Festejos Farroupilhas.

Foto: Solange Brum / Ascom Sedac