A cerimônia oficial de abertura da maior feira de móveis e complementos da América Latina, Movelsul, foi realizada segunda-feira, 14 e, além de personalidades do setor moveleiro e autoridades locais, contou com a presença do governador José Ivo Sartori. O evento que iniciou às 14h no Parque de Eventos de Bento Gonçalves, tem a participação de 238 expositores de sete estados do País e segue até sexta-feira, 18 de março.

No discurso inicial, o presidente da Feira, Henrique Tecchio destacou que a economia do país sofre com a crise e o setor moveleiro já enfrentou dificuldades em outros momentos, mas, ainda assim, os empresários continuaram investindo em tecnologia e inovação para aumentar a produção e a competitividade da indústria. “Talvez sejam fatores como esses que mantenham vivo nosso desejo de prosperar. O que precisamos, agora, é resgatar a confiança de toda a cadeia produtiva”, destacou.

Sobre o evento o presidente afirma que é uma data histórica para a feira, pois este ano completa 20 edições. “Com a vinda do governador fica claro que o Governo está dando a atenção que o nosso setor merece, pois em Bento o polo moveleiro representa mais de 50% da economia e, no Estado, ele também tem uma grande representatividade. Sendo assim, acho que realmente é de muito prestígio a vinda do Sartori a nossa feira”, declara Tecchio.

A expectativa de público para os cinco dias de evento é de mais de 30 mil visitantes profissionais, além de uma geração de negócios estimada em US$ 300 milhões para um horizonte de 12 meses. Para a 20ª edição da Movelsul, além de fortalecer o público específico da feira, foram diversificadas as buscas por público novo, com o objetivo de atingir uma parcela maior de visitantes em comparação ao ano anterior. “Mesmo com um volume menor de pessoas nós teremos o cuidado para apresentar uma qualidade superior, pois possivelmente teremos menos pessoas, porém mais negócios”, prospecta Técchio.

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário desta quarta-feira, 16 de março.