Para evitar o desperdício de alimentos e garantir a praticidade necessária ao dia a dia, as pessoas tendem a guardar comida na geladeira para consumir depois.

Infelizmente, a boa intenção pode não ser uma solução saudável. Há, por exemplo, sete alimentos que não devem ser requentados, incluindo os vegetais.

Para quem não sabe, as folhas e raízes, por exemplo, devem ser consumidas cruas, pois o reaproveitamento submetido à alta temperatura pode estimular o surgimento de substâncias tóxicas.
Saiba que alimentos são proibidos requentar para garantir a saúde e bem-estar do nosso corpo:

– Espinafre
Este ingrediente deve ser consumido cru, em vitaminas, saladas e cremes. No entanto, se há alguma receita que exija seu cozimento, é importante saber que ao realizá-la, o teor de nitrato se transformará em nitrito, que é péssimo à saúde.

– Aipo/Salsão
Usamos em saladas, mas, apesar de não ser muito indicado, também o acrescentamos em sopas e cremes quentes.
É importante saber que este é um ingrediente que podemos aproveitar 100% de suas propriedades se o consumirmos cru. Reaquecer este alimento é também contribuir para a formação de nitritos, que, em excesso, são grandes causadores de câncer.

– Ovos
Este não é um alimento que as pessoas constumam guardar para requentar, mas acontece. Além de mudar a textura, o sabor e o odor, o ovo requentado a uma alta temperatura libera substâncias tóxicas ao organismo.
– Beterraba
Grandes são os benefícios desse alimento, graças aos nutrientes essenciais e compostos antioxidantes. No entanto, apesar de ser em pouca quantidade, requentar a beterraba libera nitritos – melhor evitar.
Além disso, perdemos muito o seu valor nutricional. Use a beterraba em sucos, batidas ou saladas e, de preferência, crua.

– Cogumelos
Nunca pense em reaquecê-los. Cogumelos requentados podem causar problemas sérios na ingestão e no coração. Assim que preparar o alimento, consuma-o.
– Frango
Por ser uma carne magra e uma proteína saudável, o frango é um bom alimento para adicionar à dieta. É comum as pessoas levarem o alimento à geladeira e depois ao fogo, mas isso também não é saudável.
Com a mudança de temperatura, a composição de proteínas muda e causa problemas no aparelho digestivo.
– Batata
Primeiro você deve evitar o excesso, se está tentando controlar o peso. Outra dica é não guardar, mesmo que na geladeira, para comer depois. Coma a batata logo depois de cozida. Quanto mais tempo passar, menos saborosa a batata fica, além de menos saudável.
Importante!
Interprete bem essa informação. É possível que você tenha comido esses alimentos requentado várias vezes e está vivinho da silva. A questão não é essa. O que estamos informando aqui é que esses alimentos, ao serem requentados, passam a ter toxinas que são prejudiciais à nossa saúde. Logo, o mais inteligente é evitar o reaquecimento deles.

Fonte: curapelanatureza.com.br