Neste final de semana, dias 9 e 10 de agosto, onze jovens atletas de Bento Gonçalves estarão em ação no Floripa Winter Kids International Open 2025, promovido pela International Brazilian Jiu-Jitsu Federation (IBJJF), a principal entidade da modalidade no mundo. A competição será realizada em Florianópolis (SC) e contará com a presença de equipes de todo o país, com a academia André Cristofoli Brazilian Jiu-Jitsu (ACBJJ) levará à capital catarinense uma delegação expressiva, liderada pelo professor e faixa-preta André Cristofoli.

O evento será o primeiro da IBJJF para oito dos pequenos lutadores, que já têm experiência em competições, mas agora enfrentam o desafio de um torneio ainda mais rigoroso. Para Cristofoli, esse é um momento de grande importância: “Estamos treinando todos os dias, com treinos específicos, conversando sobre as dificuldades e tentando blindar a mente deles. Participar com esse grupo infantil tão expressivo é motivo de orgulho. Nunca trouxemos um título por equipes para Bento nesse evento, e vamos lutar com todas as forças por um troféu. Não será fácil, mas é possível”, afirma.

Para o professor, o foco não está apenas nos resultados das lutas, mas na formação humana dos atletas. “Todos estão ansiosos, mas essa união entre eles é o que nos fortalece. Nos eventos, colocamos em prática os valores que ensinamos em aula: trabalho em equipe, resiliência, empatia e companheirismo”, afirma.

Cristofoli destaca que não há favoritismo entre os atletas da equipe. “Todos são destaques. Alguns infelizmente não puderam ir devido a compromissos inadiáveis, mas os que vão representam com excelência”, aponta.

A preparação para a competição exigiu esforço conjunto de atletas, pais, escola e academia. “Tudo é muito difícil. A IBJJF exige filiação, atestados médicos, o evento é caro. Mas temos um time muito unido. A maioria conta com o apoio do Bolsa Atleta de Bento Gonçalves, o que foi fundamental para viabilizar essa viagem. Só temos a agradecer à cidade”, frisa.

Os pais estarão presentes em Florianópolis, acompanhando e apoiando os filhos de perto. “Trabalhamos juntos, sempre nos ajudamos. Esse espírito de equipe também está entre as famílias”, reitera.

Considerada a federação mais importante do jiu-jitsu mundial, a IBJJF é o sonho de muitos atletas desde a infância. “É a principal federação, a mais antiga, e oferece uma estrutura de alto nível. Todos almejam lutar e se consagrar campeões nesses eventos”, destaca o professor.

Independentemente do resultado nas lutas, Cristofoli espera que a experiência fique marcada na memória dos pequenos lutadores. “Queremos que eles vivenciem a importância de estar junto com um time, onde respeito e união são cruciais para o sucesso. Isso vale para o esporte e para a vida”, finaliza.

Atletas e categorias:

Beatriz Maria Wermuth (Leve); Gabriel Maria Wermuth (Pesado); Rebecca de Los Angeles M. Montenegro (Pluma); Caroline Brum Cristofoli (Super Pesado); Jaden Jafet Sanchez Diaz (Leve); Gabriel Buttinger Comiotto (Leve); Rafael Buttinger Comiotto (Pesado); Catherine Brum Cristofoli (Super Pesado); Luiza Moreto do Nascimento (Pluma); Alexa Sophia M. Montenegro (Pena); Victoria Amélia M. Montenegro (Leve)