Já se aproximava do final de domingo, 30, que centenas de jovens dançarinos aguardavam o resultado da 19ª edição do Juvenart. O evento, considerado a copa do mundo do tradicionalismo na categoria juvenil, reuniu cerca de oito mil pessoas durante os três dias de evento. Na danças tradicionais, o CTG Rancho da Saudade de Cachoeirinha, venceu na categoria Sênior. Na júnior, o PTG Bocal de Prata levantou a taça. Além dos concursos artísticos em grupo, o evento contou com os individuais. Da região, pelo menos seis entidades tradicionalistas participaram das danças tradicionais.
Quatro entidades participaram da categoria júnior: de Bento Gonçalves, o CTG Laço Velho, de Guaporé, o CTG Última Tropeada, de Caxias do Sul, o CTG Negrinho do Pastoreio e de Nova Prata, o CTG Querência do Prata. Desses, apenas a entidade de Guaporé conseguiu ficar entre os finalistas. Já na modalidade Sênior, os grupos do CTG Aldeia Farroupilha, de Farroupilha e o CTG Heróis Farroupilhas, de Caxias do Sul, foram em busca do título, mas apenas a entidade caxiense conquistou premiação, ficando em quinto lugar. As competições em grupos ocorreram no Centro Esportivo Educacional Antonio Meneghetti e as individuais no anfiteatro do Hotel do Recanto, na localidade Recanto Maestro, em Restinga Sêca.
As apresentações tiveram início na sexta-feira, 28, já que 86 invernadas estavam inscritas para participarem do evento. O último grupo a entrar no tablado foi o CTG Aldeia dos Anjos, de Gravataí, que dançou por volta das 21h30min de domingo, 30.
Foto: CTG Rancho da Saudade / Divulgação