Sobre o tomate
Provavelmente, ao pensar em tomate, você já é transportado para a Itália, em meio aos molhos e pratos deliciosos e bem característicos. Mas foi aqui na América do Sul, mais precisamente na Cordilheira dos Andes, que o tomate nasceu para conquistar o mundo todo.
Aliás, foi somente com a chegada dos europeus, no século 16, que o fruto foi levado para a Europa. Aperfeiçoado pelos italianos ganhou o poético nome de “pomodoro” (pomo de ouro), por conta da coloração amarelada que apresentava naquela época.
Pois esse precioso ingrediente continua fazendo sucesso até os dias de hoje e tem tanta variedade que fica até difícil escolher. A sua versatilidade fica evidente também no grande leque de preparos saborosos dos quais ele faz parte: sanduíches, shakshuka, pizzas, saladas, massas, cozidos, ensopados e até drinques, como o clássico Bloody Mary.
Quais os benefícios do tomate?
Afinal de contas, o tomate engorda ou o tomate emagrece? Pois bem, fique sabendo que nenhum alimento tem o poder de, sozinho, mexer os ponteiros da balança. Mas ele é considerado um ingrediente pouco calórico, que fornece menos de 20 calorias numa porção de 100g. E não é só isso: ele tem um montão de benefícios pra saúde. Espia só:
• Atua na prevenção de doenças: não é só bonito e gostoso. O tomate possui grandes quantidades de licopeno, nutriente que exerce uma potente ação antioxidante no organismo, protegendo as células do efeito dos radicais livres.
• Cuida da beleza de dentro pra fora: os carotenoides presentes no fruto ajudam a manter a saúde dos olhos e da pele, além de fortalecer e dar brilho aos cabelos.
• Reforço para a imunidade: graças à vitamina C, o tomate ajuda a fortalecer o sistema imune, ajudando no combate aos radicais livres (que favorecem o aparecimento de várias doenças e infecções).
E então, fruta ou legume?
Chegou a hora de saber: tomate é fruta ou não é? Apesar de consumido em salada, ele é sim fruto do tomateiro e não legume. E pasme, não é só o tomate que é fruto não. O mesmo acontece com a berinjela, abobrinha, pepino, chuchu e pimentão. Pois é, se tem sementes dentro, é fruto!
Vale a pena comer tomate todo dia?
Sopa de tomate, saladinha, molho – tudo o que a criatividade permitir. Por ser rico em antioxidantes e outros nutrientes benefícios ao organismo, vale incluir esse saboroso ingrediente na rotina alimentar.
O adendo fica quem tem o estômago sensível. Não é preciso excluir alimentação, apenas consumir com moderação por conta do teor de acidez.
Fonte: LivUp
Foto: Reprodução