Serão asfaltados 12,4 quilômetros da estrada. Previsão é que obra seja concluída dentro de três meses

Uma antiga reivindicação dos moradores do interior de Bento Gonçalves está se tornando realidade: a chegada da pavimentação asfáltica da entrada entre a ERS-431 e a BR-470, ligando os distritos de Faria Lemos e Vale dos Vinhedos, a chamada estrada do Vale Aurora. O valor da obra está orçado em R$ 1.056.965,54, provenientes de um convênio do Estado com contrapartida do município. A previsão é que seja concluída em 90 dias a partir da ordem de início, mas desde já a comunidade está animada com a notícia.

É o caso da bancária Tassiane Benvenutti, que nasceu e se criou no Vale Aurora. Embora atualmente resida na cidade, continua frequentando o interior, porque é onde a mãe, Inês Benvenutti mora. “Quando soube, nem acreditei. É algo muito bom, vamos deixar acontecer”, comemora.

Empresa responsável está executando serviços iniciais

Tassiane relata que com a estrada de chão, muitas são as dificuldades enfrentadas ao longo dos anos. “Sem o asfalto é ruim. Final de semana quando venho para cá tem poeira ou barro. Essa é uma reivindicação da comunidade há mais de 15 anos. Se asfaltarem agora, vai trazer muita coisa boa, até para o pessoal da agricultura escoar os produtos em época de safra, eles reclamam muito”, afirma.

Outra vantagem que a moradora percebe com a chegada da pavimentação é em relação ao desenvolvimento da região. “O asfalto trás progresso, Faria Lemos já é uma rota turística, então vai ser bom até para o turismo, para todo pessoal do Vale Aurora, que tem dificuldades”, destaca.

O agricultor Mario Petroli, 63 anos, também esperava o asfalto há muito tempo. O morador, que é proprietário de um empreendimento familiar, comemora a novidade. “Vai ser muito bom, ainda mais para mim que tenho uma vinícola familiar em casa. Escoar a produção é complicado. Os turistas não vêm, porque ninguém quer sujar o carro de poeira ou de barro”, aponta.

Para o futuro, se o local receber mais asfaltamento, Petroli já tem planos de fazer investimentos. “Foi uma boa notícia, vamos esperar que venha até aqui. O interior tem que ter asfalto para continuar o progresso, porque se a agricultura vai bem, o município vai bem também. Se o asfalto seguir, vou investir em turismo, se der ligação com os outros locais, porque aí o pessoal vai vir visitar aqui e outros lugares também”, opina.

O casal de agricultores, Avelino e Adelaide Reginato afirma que o asfalto já era uma promessa antiga. “Principalmente em época de eleição, mas agora está se tornando realidade e vai ser muito bom”, afirma Reginatto.

Embora ache que as estradas atuais estejam em boas condições, Adelaide comemora a chegada da pavimentação, principalmente porque as parreiras da família estão situadas no local que será contemplado com o asfalto. “Ficamos muito felizes, acho que vai melhorar bastante. Por exemplo, temos parreiras e aí vai ficar mais fácil para levar nas cantinas, vai facilitar o trabalho”, finaliza.

Mais um trecho no futuro

O prefeito de Bento Gonçalves, Diogo Segabinazzi Siqueira, destaca que realizar a pavimentação do primeiro trecho do Vale Aurora é de fundamental importância, não só para o interior, mas para o município também. “A gente tem o objetivo de fazer a interligação de Faria Lemos com Vale dos Vinhedos, esse primeiro quilometro é o primeiro passo desse projeto, a gente já iniciou as obras”, afirma.

Contudo, para o futuro, Siqueira revela que a intenção é realizar a pavimentação de mais um pedaço. “O que a gente quer, no próximo momento, fazer mais uma licitação para realizar em torno de mais sete quilômetros. Vai ser muito importante, primeiro para a gente interligar dois roteiros turísticos, um já consolidado, que é o Vale, um que está em franca expansão, que é Faria Lemos e a gente quer criar mais um atrativo, que é o Vale Aurora, que fica no meio desse trajeto, então obviamente é pensando no interior, na agricultura, no turismo rural, na sustentabilidade do nosso interior, esse é o grande objetivo dessa obra”, conclui.

Solenidade marca início das obras

A manhã da última sexta-feira, 30, foi marcada por um ato de solenidade que marcou o começo das obras de pavimentação. O evento foi realizado na Vinícola Rotava. Na ocasião, o prefeito Siqueira destacou estar feliz ao ouvir, ao fundo, o barulho das máquinas trabalhando. “Porque a gente sabe que essa obra vai sair do papel”, frisa.

Ato de solenidade marcou início das obras de pavimentação

Além de Siqueira, estiveram presentes o vice-prefeito Amarildo Lucatelli, presidente da Câmara de Vereadores, Rafael Pasqualotto, representando o secretário Estadual de Logística e Transportes Juvir Costella, Antônio Cetollin, o deputado federal Lucas Redecker, o ex prefeito, Guilherme Pasin, o ex vice-prefeito Aido José Bertuol, além de vereadores do município.

Detalhes

Também presente no ato de inauguração, a diretora adjunta do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Ipurb), Melissa Bertoletti Gauer, deu detalhes da obra. “É um quilometro de asfaltamento, que inclui drenagem, uma base de 20 centímetros de brita graduada e mais uma camada de cinco centímetros de asfalto. Vai ter acostamento e o tamanho da pista é de seis metros”, informa.