Sabe-se que o futebol é o esporte mais popular do mundo, mas há quantos anos ele é praticado? Os primeiros jogos oficiais foram disputados na Inglaterra, no século XIX (19), mas há registros de formas primitivas de futebol bem antes disso. As primeiras manifestações do esporte surgiram entre 3000 e 2500 Antes de Cristo na CHINA.

                Durante a dinastia do Imperador chinês HUANG-TI, era costume chutar os crânios dos inimigos derrotados. Os crânios, que mais tarde seriam substituídos por bolas de couro. O esporte era chamado de TSU-CHU, que em chinês significa “lançar com o pé” (TSU) “uma bola recheada” (CHU). O esporte foi criado para fins de treinamento militar, por Yang-tsé, integrante da guarda do Imperador, na dinastia Xia em 2197 Antes de Cristo.

                Na GRÉCIA Antiga, praticava-se o EPYSKIROS, um esporte disputado com o pé. A bola era feita de bexiga de boi e recheada com areia e ar.

                Os Maias entre os anos 900 e 200 A.C. na Península de IUCATÁ, atual MÉXICO, praticavam o jogo de pelota. Na linha de fundo havia dois templos, onde o atirador-mestre do time perdedor era sacrificado. Até hoje o jogo é preservado no MÉXICO, onde há inclusive um campeonato nacional, sem sacrifícios, é claro.

                O harpastum foi praticado por volta de 200 A.C. no IMPÉRIO ROMANO. Era disputado num campo retangular, dividido por uma linha. A bola era de bexiga de boi. Era um exercício militar, o que fazia uma partida durar horas.

                Durante a Idade Média, na região onde atualmente fica a França, foi criado o SOULE, uma aversão do harpastum. O SOULE foi um esporte de realeza, praticado pela aristocracia.

                Não é por acaso que os italianos chamavam o futebol de cálcio. O esporte foi criado em Florença, e por isso, chamado de cálcio Fiorentino.

                O registro de um esporte mais moderno ocorreu na Inglaterra. Por muito tempo foi meramente um festejo para os ingleses. Em 1710 as escolas adotaram o futebol como atividade física. Criava-se assim, o football em 1846.

                No Brasil ele surgiu quando CHARLES MILLER deixou São Paulo e foi para a Inglaterra estudar, e retornando em 1894, além do diploma, trouxe uniformes de times de futebol, um apito e uma bola. Miller trazia ainda a experiência de alguns anos como centroavante do time de sua escola e da seleção do Condado de Hampshire.

                Até 1910, foi jogador. Depois, tornou-se árbitro, até 1914, quando se desligou do esporte. A partir de CHARLES MILLER, o futebol passou a ser praticado regularmente no Brasil.

                E… O futebol no Brasil tem HISTÓRIA… Será que ainda podemos dizer “O futebol é a alma que exprime nossa criatividade que transcende a nossa razão… ???”