São 67 anos de uma história marcada pela conquista de inúmeros troféus e medalhas, mas resistir ao tempo é um desafio para times interioranos
O registro que marca oficialmente a fundação do Grêmio de Tuiuty, time do interior de Bento Gonçalves, está datado em 1954, mas de acordo com um dos integrantes, Ivanor Menegotto, já existia muito antes.
Os responsáveis pela criação, foram os antigos moradores daquela localidade. “Foi fundado pelo pessoal daqui. As famílias que começaram a fazer o campo, que sempre foi no mesmo lugar. Foi reformado várias vezes, mas sempre foi ali”.
Se encaminhando para completar sete décadas de existência, o atual presidente do time, Marciano Menegotto, destaca que o Grêmio de Tuiuty conquistou inúmeros títulos, medalhas e troféus. “Participávamos de muitos campeonatos, torneios. Temos muitas taças e uma parede cheia de troféus”, orgulha-se.
Mas, o que realmente é motivo de satisfação aos integrantes é a força da torcida, que rendeu até troféu de Melhor Torcida na Copa Nostra Itália, em 2008. “A nossa turma e torcida eram muito boas. Tinha jogos que vinham 500 pessoas, era cheio de gente”, salienta.
Contudo, resistir ao tempo é um desafio para times interioranos, principalmente com a pandemia do coronavírus e as medidas de isolamento social, que impediram a realização de jogos por muitos meses. Diante deste cenário, manter a estrutura, foi difícil. “Agora, a situação está feia, estamos quase tirando dinheiro do bolso para pagar luz e água”, relata.
De acordo com o presidente, com a liberação dos jogos, está entrando um pouco de dinheiro, dando uma luz de esperança para a sobrevivência. Para se manter, o time conta com aproximadamente 90 sócios ativos, que pagam uma mensalidade.
Apesar das dificuldades enfrentadas, o presidente afirma que há esforço para manter. “O time é daqui, temos que tocar para frente, porque é a história dos antigos, que fizeram o campo no braço, então temos que manter”, afirma.
Estrutura que orgulha
A estrutura do Grêmio de Tuiuty também é motivo de orgulho para a comunidade. No local há arquibancada coberta para proteção da chuva e sol, quatro vestiários, além do campo com as medidas semelhantes às de um oficial, onde as dimensões podem variar entre 90 e 120 metros.
Outro destaque é a iluminação. Em 2018, alguns sócios colaboradores investiram cerca de R$100 mil para iluminar todo campo, permitindo assim, jogos noturnos com qualidade. “Acho que somos o único time do interior que conta com isso. Ficou muito bom. O pessoal que joga, se admira. Ficou bem legal mesmo”, conclui.