O cenário econômico cada vez mais instável e desfavorável para o comércio agrava as expectativas de vendas de chocolates para a Páscoa em todo o Brasil. Nesta semana, a Associação Gaúcha de Supermercados (Agas) divulgou as expectativas de venda para a Páscoa 2016 e os indicadores apontaram um crescimento que ficou abaixo dos índices de inflação. A estimativa é que os itens vendidos movimentem o equivalente a R$ 2,698 bilhões no mercado nacional, em 2016. Em 2015, o movimento de chocolates e bombons foi de 2,670 bilhões.

O estudo foi desenvolvido pela IPC Maps 2016, banco de dados que mapeia anualmente cada um dos municípios brasileiros por itens da economia e categorias sociais. O diretor da IPC Marketing Editora, Marcos Pazzini, afirma que os indicadores apontam gastos da ordem de R$ 3,8 trilhões em termos nacionais nos itens de consumo das famílias em 2016. Em 2015, estes gastos foram da ordem de R$ 3,7 trilhões, o que evidencia o cenário de baixo crescimento de 2016.

Sazonalidade de consumo

Na época de Páscoa, o consumo de bombons e chocolates ganha contornos mais expressivos em todas as camadas sociais, estimuladas na comemoração da tradicional data festiva, pelo bom gosto de presentear ou mesmo pelo prazer do seu consumo. A indústria alimentícia e o varejo, por sua vez, se preparam para atender a demanda de todas as classes sociais em termos de bombons e chocolates.

Para exemplificar a mobilização de gastos dos brasileiros nesse item de consumo, Pazzini destaca que a classe C será responsável pela maior parte do valor, correspondendo a R$ 1,137 bilhão, ou seja, 42,1% do mercado sazonal de chocolates e bombons, em 2016. Em segundo lugar está a classe B, que deverá responder por 36,3% desse mercado, ou seja, um valor da ordem de R$ 978,1 milhões.

As classes D/E, por sua vez, garantirão o consumo equivalente a R$ 374,7 milhões, correspondendo a 13,9% do potencial de consumo de chocolates e bombons, nesta época do ano. Já a classe A fica com a parcela de 7,7%, representando o valor significativo de R$ 208 milhões. Em termos regionais, o Estado de São Paulo continua sendo o maior mercado de bombons e chocolates, responsável por mais de 31%, equivalente a R$ 839,2 milhões. No ranking de valores de consumo de bombons e chocolate per capita, o Estado de São Paulo ocupa a 4ª posição apenas.

Cacau Show aposta boas vendas na variedade de produtos

Na contramão das baixas expectativas, quem projeta boas vendas para a Páscoa é a franquia da Cacau Show. A loja especialista em chocolates espera vender a mesma quantidade e valores do que em 2014. A proprietária da filial de Bento Gonçalves, Janice Ely Sartori aponta que o reconhecimento da marca Cacau Show, a qualidade dos produtos e a variedade fará com que a Páscoa não seja negativa para ela.

Segundo Janice, a crise econômica brasileira é visível para todas as pessoas e, assim, a empresa não está alheia a isso. Entretanto, ela acredita na inovação para atingir bons resultados. “Nós não podemos dizer que não tem crise. Tem crise sim, as dificuldades estão amedrontando os consumidores e nós estamos cientes da baixa em vendas no comércio. Contudo, ainda assim, acreditamos no potencial que a Cacau Show tem e esperamos vender o mesmo que em 2015”, salienta.

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário deste sábado, 20 de fevereiro.