As ressonâncias naquelas geringonças

Introdução

Não vou falar das ressonâncias das ações do governo LULA e seus Ministros; dos 17 milhões de reais que o povo brasileiro mandou, por pix, para Bolsonaro suprir multas e outras “cositas más”; da venda da CORSAN por 4 bilhões de reais e o que o Governador irá fazer com este dinheiro; nem das ações do nosso “UNIVERSAL” Deputado Estadual Guilherme Pasin; nem da conduta, ações e obras do nosso Prefeito Diogo Siqueira; e, nem tampouco do grito da independência do Presidente Rafael, do Legislativo. Vou falar das ressonâncias que fiz no Hospital fruto da palavra médica “vamos fazer uma investigação”.

A Primeira

Vai fazer décadas. Veio a ordem médica: “vamos fazer uma ressonância de corpo inteiro”. Lá fui eu a Caxias no Hospital Pompéia pois o Tacchini não fazia. No corredor falei com o “SEU GUARDA”, ele me disse “naquela sala”! Entrei, sentei, esperei num ambiente agradável. “DAÍ DE UM POUCO”, como se diria em BARRACÃOCITY, veio a “comandante”, olhou a ordem e, toda espiritada, me perguntou: “vai fazer em etapas ou tudo de uma vez”? “Vim de Bento até aqui, ultrapassei caminhões com pouca vontade de andar, enfrentei buraqueira danada, não vou voltar de novo, vamos fazer tudo de uma vez”. “Tá bem, ela disse, entra”. Procedimentos preliminares executados enquanto ela cantava baixinho, “tudo como o diabo gosta” diria meu avô. Aí, quando eu vi aquele túnel e ela começou a me amarrar “me deu na telha”, como diria o “MAGO DO BONFA”, de perguntar: “quanto tempo vou ficar ali dentro amarrado”? Ela olhou pra mim e disse: “só amarrado não, amarrado e imóvel durante 4 horas”. E eu retruquei: “mas, eu vivo tendo coceiras, se me der coceira como eu faço”? Simples ela disse, paramos, o Senhor se coça e começamos tudo de novo. Eu pensei: “começar tudo de novo, mais quatro horas? Melhor eu ficar quieto, me dei uma coçada geral preventiva e lá fui eu túnel adentro.

Como o SAGITARIANO não fica quieto um segundo, pensei: “como vou resistir e o que eu vou fazer aqui dentro durante quatro horas, amarrado que nem TIRADENTES”? Comecei com os ensinamentos familiares: “não consegue dormir? Conta carneirinhos que o sono vai vir”. Comecei a contar carneirinhos no alto da montanha ai vinham os pensamentos da beira do rio, de andar pelo mato, pelo campo. Os carneirinhos iam ficando para trás e eu, “firme no pedaço, ACORDADÃO”! Então, adotei uma técnica minha, me surgiu de repente, “vou contar até cem, depois vou contar de novo até cem, até passar as 4 horas”. Comecei a operação CONTAR ATÉ CEM, longe dos efeitos da missão impossível “esta “geringonça” se autodissolvera em 30 segundos e a ressonância se concluirá”. Tava dando certo e, quando eu estava lá pelo número 10.344, por aí, a simpática “TÉCNICA EM RESSONÂNCIA”, não sei se era médica, falou: “para distrair o Senhor vou cantar umas músicas”. E começou, aguçando a minha curiosidade de qual seria o repertório dela. Quando ela embalou o ritmo eu sussurrava: “para, para, para, por favor, PARE AGORA! (VANDERLÉIA). A voz dela, usando a linguagem “Barraconês”, era de “taquara rachada”, não dava para aguentar, eu só pensava, quanto tempo vai durar a “capacidade vocal” dela? Agravava a situação o fato de eu não poder tapar os ouvidos, estava amarrado e sujeito a “ouvir aquela voz tudo de novo”. Isso durou uns 40 minutos, de repente ouvi um “silêncio mortal”. “O que será que aconteceu”? Questionou a minha mente. Ela havia parado de cantar para anunciar, “agora vou aliviar a sua barra, o Senhor (o Senhor está no céu, eu sou jovem, balbuciei) vai ficar mais uma hora, com a cabeça de fora, mas vai continuar amarrado”.

PALAVRAS QUE CONSOLAM, balbuciei de novo, menos mal, vou poder apreciar o ambiente no qual eu AINDA ESTOU VIVO. Ufa, terminou a operação no TÚNEL DA PACIÊNCIA. Aí foi a minha vez de cantar: EU VOU, EU VOU, PRA CASA AGORA EU VOU, PARARA-TIM-BUM! Quando veio o resultado no sangue vermelho apontou que o INTER não tava ganhando nada e ia demorar, e, no sangue azul, que o ESPORTIVO namora demais a segunda divisão. De resto, tudo bem, PARA A FELICIDADE GERAL DA NAÇÃO!

A Segunda

A minha segunda OPERAÇÃO RESSONÂNCIA, foi no Tacchini, não sei quando nem porque, quando eu entrei no HOSPITAL, para procedimentos, assimilei a música da ALCIONE, que diz que PANCADA DE AMOR NÃO DÓI. Chagando lá perguntei para o técnico em ressonância, acho que era um médico, “quanto tempo vou ficar ali dentro?” “Uma hora e meia” foi a resposta. “Não quer ir no meu lugar”? Perguntei ainda traumatizado do martírio de Caxias. “Estou impedido por razões profissionais”, respondeu ele. “Que querido”, diria Maria Lucia Severa da LIGA DE COMBATE AO CÂNCER. Fui, chegando lá dentro do túnel eu bradei NÃO!!!!!!!!!!!!!!! Eu não gosto deles, o som era músicas do CHITÃOZINHO E XORORÓ, as mesmas músicas que a técnica-cantora de Caxias cantava. Me lembrei do filme PERSEGUIÇÃO IMPLACÁVEL, tive que aguentar “AQUILO” uma hora e meia. Na saída, ao me despedir, eu disse PARA TODOS QUANTO PUDESSEM OUVIR, “NÃO ME PEGAM MAIS AQUI”, hoje eu diria pra vocês nunca diga, “DESSA ÁGUA NÃO BEBEREI MAIS”.

No dia seguinte enviei uma MISSIVA (carta) ao Diretor do TACCHINI, assim dirigida: “Ao Ilustríssimo Senhor, Veneranda Figura Pública, Honorífica, meu AMIGÃO ARMANDO PILETTI, competente Diretor do HOSPITAL TACCHINI. Entre outras interpretações eu defendi a tese que, “ao me impor, naquele túnel, as traumáticas músicas da dupla sertaneja o hospital estava violando direitos constitucionais, melhor seria que fosse dado a cada um o direito de levar um DVD com as músicas de sua preferência”. Diante do humor ele respondeu com humor sustentando que “a escolha da música seguia a preferência popular”! Que saudade do ARMANDO, de sua cordialidade, de seu tímido sorriso franco, da superior atenção que dava aos que do TACCHINI necessitavam, foi embora se despedindo desta vida com galhardia e certeza do dever cumprido. Sobre as músicas no túnel do tempo? Desapareceram, agora o local é CAMPO NEUTRO. Na próxima coluna vou contar como foi minha terceira ressonância.

Curtas e Poderosas

  • Nesta segunda, noite de gala no CIC, empresários vão ouvir sobre a história e objetivos da VINHO SALTON na palavra de seu Diretor-Presidente MAURICIO SALTON e, homenagear o empresário Ademar de Gasperi.
  • Também nesta segunda, as cerimônias de posse da nova gestão do Colégio Marista Aparecida. Assumirá o cargo de Diretor o Educador Mauricio Anony. Na ocasião, homenagem a ex-Diretora do Colégio, Silvia Pagot Marodin.
  • O UMAMI É O QUINTO GOSTA BÁSICO de paladar humano, além dele agora temos o DOCE, SALGADO, AMARGO e AZEDO. Essa comida tá muito UMAMI, que é um tipo de “sensação de água na boca”. Meu avô dizia que os UMANI são os humanos. Agora mudou.
  • Num ano 90% dos jovens, de 18 a 24 anos, ficaram mais gordinhos, estudo foi feito pela Universidade Federal de Pelotas. Isso representa 2,97 milhões de jovens obesos em 2023.
  • Outras pesquisas indicam que quanto mais abrangentes as relações sociais maior é a longevidade, solidão e isolamento aumentam o número de mortes precoces.
  • Os jovens estão bebendo menos, as mulheres beberam mais 4,2% nos últimos 12 anos. No último ano eu aumentei o consumo de vinho, tomava 50 ml por dia, passei a tomar 100 ml por dia, vou por conta daqueles que sustentam que vinho é alimento.
  • Estudo feito com 81 mil turistas que circulam por 22 municípios gaúchos concluíram que 77,63% visitaram localidades até 500 quilômetros de seu ponto de origem a maioria sai de Caxias, Porto Alegre e Pelotas. Outra constatação: Pelotas, São Francisco de Paula e Garibaldi obtiveram os maiores crescimentos em fluxosa turísticos, com o aumento, de 2019 a 2022, de 80,6%, 80,3% e 22,6% respectivamente. Não há dúvidas de que visitar Garibaldi com seu Centro Histórico e seus ricos caminhos do interior é mais interessante do que visitar o COMERCIAL VALE DOS VINHEDOS e o CENTRO DE BENTO SEM CENTRO HISTÓRICO.
  • Levantamento da Confederação Nacional dos Transportes indica que mais de 60% de tudo o que é produzido e consumido no Brasil chega ao seu destino por rodovias. Um absurdo não termos transporte por mar e por ferrovia.
  • Estudo feito em roedores demonstra que sangue do mais novo rejuvenesce o mais velho. Vale para os humanos?
  • Quase 15 mil espécies de animais estão ameaçados de extinção. Quem quiser saber porque, não precisa ir longe é só ir ali no bairro Santo Antão e ver que animais silvestres estão invadindo áreas residenciais pois seu habitat está sendo destruído.
  • Segundo o jornal SUNDAY TIMES, a primeira ministra italiana GIORGIA MELONI é a líder mais popular da Europa.