Cadê a contenção?

Para os municípios da Serra, do Vale do Taquari, do Vale do Paranhana, da Feliz, foi um ano de frustrações tanto na econômica, como para Prefeituras – Empresas – Agriculturas, e de desânimo e frustrações porque a ajuda é complexa e demorada. No que diz respeito a estradas, o prejuízo é grande, obras de contenção, não feitas quando do asfaltamento, terão que ser feitas agora. Menos mal que na Farroupilha – São Vendelino e na de Barbosa – Vendelino a empresa que tem a concessão terá que consertar o estrago. No trajeto Polícia Federal ao acesso do Vale dos Vinhedos, pressionado pelas construções feitas no alto, aquele morro vai cair aos poucos. De Tuiuty a Ponte das Antas, aqueles morros também vão vir abaixo a cada chuvarada. O conserto disso, através de contenções, estará ao encargo do Governo Federal. Há 30 dias atrás fui com minha filha a Porto Alegre e apontei a série de cascatas que vinham do morro da Vendelino e vaticinei: “vai tudo vir abaixo, não tem contenção, que não caia em cima da gente”. Aquela importante e alternativa ligação Farroupilha – São Vendelino, foi feita no Governo, um bom Governo por sinal, do Perachi Barcellos. Na inauguração, eu estive lá, o Governador disse “pronto, inaugurei, a obra foi feita a toque de caixa, me encheram o saco e eu fiz, mas vai cair tudo (morros) e isso está acontecendo frequentemente, com sérios prejuízos.

A Argentina

Está num livro que li. Os espanhóis, assim como os holandeses, vieram em busca dos “tesouros da América”. Os holandeses se estabeleceram no Recife. O Conde Mauricio de Nassau fez lá obras públicas e avanços inestimáveis com os quais ainda hoje nos beneficiamos. Foram expulsos por índios e portugueses que se uniram. Os espanhóis tentaram desembarcar no Brasil, mas quando viram que Portugal tinha mandado milhares de condenados e degradados (expulsos), seguiram adiante, subiram o Rio da Prata e fundaram Buenos Aires. A cultura espanhola é mais avançada que a portuguesa. No jogo Brasil e Argentina, ganho por ela, viu-se o retrato dentro de campo. Um time liderado por Messi, a ele só se iguala Pelé, no entanto Pelé não reconheceu, contrariando o teste de DNA, uma filha de 18 anos que morreu de câncer sem poder falar com o pai. Não se sabe porque o ídolo brasileiro adotou esse procedimento. Messi, ótimo jogador, várias vezes laureado, é líder exemplar, tem ação comunitária, solidária e conduta ilibada. Inclusive, quando Ronaldinho Gaúcho esteve preso no Paraguai, acusado de utilizar passaporte paraguaio falso, Messi emprestou a ele 5 milhões de reais para que ele se livrasse da cadeia, depois Ronaldinho devolveu. Messi supera Maradona que sempre esteve envolvido com drogas, entre outras coisas escandalosas. Ao festejar a vitória contra o Brasil, cuja torcida vaiou, de forma vergonhosa, a execução do Hino da Argentina, Messi mostrou como é forte o amor pelo seu país, a solidariedade aos companheiros e o respeito e admiração pelo seu povo, representado pelos torcedores presentes. Igual formação, em menos escala, tem o uruguaio Suarez, jogador do Grêmio e da seleção. Quem nos representa dentro de campo na nossa seleção? Um técnico maluco, agressivo, desequilibrado? Nosso maior ídolo é Neymar, namorador inconsequente, dói dói, e que desviou um rio para fazer um lago dentro de sua propriedade. A Argentina foi campeã do mundo porque é superior em tudo em relação ao Brasil, que convoca jogadores errados e disputam os jogos como se fossem peladas, assim penso eu.

O sofrimento do povo

O povo argentino é um povo sofrido, o peronismo de PERON só faz bagunça, começou com Peron que deu abrigo aos nazistas em troca de ouro e com Evita, a primeira dama que, com ameaças, condicionava os empresários a ajudar os pobres. Em protesto a anarquia o povo elegeu MACRI, poderoso empresário, mas sua célula Governista era corrupta. Na eleição seguinte voltou o peronismo com sua líder CRISTINA e marido Nestor. No meio disso vieram os militares, ditadura cruel, fizeram uma “limpeza” com resquícios de desumanidade. Ano retrasado estive lá, Buenos Aires é diferenciada, o problema social está no interior. Inflação, a 140% ao ano, escassez de alimentos, desemprego, caos social. Contratei um taxi para me levar no Zoológico de LUJAN, 15 hectares, um dos maiores do mundo, distante 75 quilômetros de Buenos Aires, um “cacareco” de carro, não sabia se ia chegar, muito menos se ia voltar. O taxista serviu de “guia” no ZOO. Numa jaula tinha um leão, todo mundo entrava na jaula para acariciar o leão e tirar fotos e eu resistia, logo eu que vivia dizendo “enfrento um leão a tapa mas fujo de cobra”. “Pode entrar, disse ele, aquele leite que é dado pro leão tem doping”, a cada um que entrava o tratador dava leitinho para o leão. Fui, passinho pra frente, passinho pra trás, mas fui. Chegando lá passei a mão na cabeça do leão, o tratador me puxou violentamente dizendo “no, no, no asi, no se deve por la mano em la cabeça e si em las costas, el animal no sabe se la mano es um inimigo o um amigo e ataca”! Eu não botei a mão mais em lugar nenhum, minha saída da jaula foi “acelerada”. No grande pátio do Zoológico, tinha centenas de patos circulando “de noite eles alimentam os animais com os patos” disse meu “guia”. Isso nos fez desistir da visitação. Chegando de volta, depois de três horas para fazer 75 quilômetros em 3 horas. Na chegada, o taxista quis me cobrar três vezes mais do valor combinado, fomos quase as vias de fato. A argumentação dele é que “executei um trabalho de guia turístico, te contei coisas que ninguém sabe, preciso cobrar, situação está muito difícil”. Quando desci do carro para chamar a polícia, ele aceitou o valor combinado, saiu furioso com o cano de descarga daquela “condução” fazendo uma fumaceira danada. Uns 60 dias depois veio a notícia com repercussão mundial, o ZOO foi interditado sob a acusação que os patos vivos alimentavam os animais e que muitos animais eram dopados. O meu “Guia” estava falando a verdade, mas eu não havia contratado um “agente secreto”, apenas um taxista, quanto a visitação, como diria Jânio Quadros “fi-lo porque qui-lo”.

O fenômeno Milei

A bagunça política e a situação social na Argentina está caótica. MASSA, o candidato peronista e Ministro da Economia, sob o argumento de que os problemas graves da Argentina deveriam ser resolvidos com uma união nacional, foi candidato a reeleição. Do outro lado surgiu MILEI, que foi Prefeito duas vezes de uma cidade do interior. Com seu cabelo a moda Elvis, com sua namorada oriunda dos bastidores de um programa de televisão do qual ela era apresentadora eventual, bailarina e assistente de palco, e, com o seu linguajar nada convencional no qual ele mesclava “ladrones”, “hijos de uma puta”, “puta que o pario”, ele atacava a esquerda da qual o povo dava sinais de extremo cansaço. E, com intensidade e determinação, ele conquistou a confiança popular e ganhou a eleição, com a ajuda da candidata que ficou em terceiro lugar e do ex Presidente MAGRI. Milei está para a Argentina assim como o Bolsonaro está para o Brasil, inclusive os dois estão solidários. Derrotará MILEI a esquerda daqui a 4 anos, coisa que Bolsonaro não conseguiu fazer? Eleito, MILEI já moderou o discurso, iniciou dizendo que “vai levar 2 anos para acabar com a inflação” e os “hijos de la puta” agora passaram a ser “los respeitabeles hijos de uma puta”. É do jogo. Os empresários brasileiros estão apreensivos com os resultados da ação governista de Milei que, sem papas na língua, chama Lula de “ladrão”. Mas até que ponto essa agressividade vai prejudicar as relações comerciais? Mais uma coisa, depois que os brasileiros, mais de 50 mil, vaiaram a execução do Hino Nacional argentino, vai ficar desconfortável visitar a Argentina pois o povo de lá parece ter ficado com “gana” dos brasileiros. Tudo ficou complicado.

O aumento de impostos

Os analistas estimam que o déficit público (despesa maior que a receita) do Brasil seja, no final de 2024 de 140 bilhões de reais. O Governo está gastando muito e, para compensar isso dê-lhe tributação através de reforma tributária que há 4 meses está circulando pelo Congresso e que tem obtido apoio da bancada do RS. O Governador Leite, a exemplo de outros estados, pretende majorar de 17 para 19,5% o imposto ICMS. Está dando uma gritaria geral no meio empresarial que “assaltou” a Assembleia pressionando os deputados. Até agora o Governador viveu em “lua de mel” com a Assembleia, mas com a ideia de aumentar o imposto há ruídos intensos de reprovação. “Preciso do aumento para não atrasar salários e cumprir compromissos. Com a reforma tributária a arrecadação do estado vai cair drasticamente”, sustenta o Governador. Os empresários dizem que não vai dar para suportar a carga tributária. O que aconteceu então? Deputados gaúchos foram a Brasília e, aos “48 do segundo tempo” vão propor um ajuste na reforma. “Não há mais tempo” vão ouvir dizer. O Deputado Pasin disse ser contra o aumento de impostos mesmo estando seu Partido com duas secretarias no Governo Leite. Se o Deputado Estadual fosse Deputado Federal conseguiria, como querem agora os Deputados, mudar os rumos da reforma? Se não, estando o Partido do Deputado no Governo Leite como ele preconiza que o Estado possa pagar suas contas? Outra coisa: se Leite administra mal o Estado, o que está fazendo o PP lá dentro do Governo? Entenderam a questão? Não? Nem eu. Santa Catarina e Paraná já aumentaram os impostos. O que fará o RGS? Presumo que o Governador Leite, como fez até agora, com argumentos, convencerá a Assembleia a aprovar o aumento. E, os empresários, que como sempre chegam a última hora para reivindicar, quando não há mais nada a fazer, o problema está na reforma tributária e não no estado – salvo melhor juízo – vão ter que “engolir” o aumento. Não me consta que os empresários do RGS tenham ido a Brasília propor as mudanças que agora os Deputados, pressionados e assustados, estão indo lá propor. Nos falta representatividade em Brasília.

Curtas e Poderosas

  • Morreu, aos 113 anos, Domenica Ercolani, a pessoa mais velha da Itália, assistida pela sua filha Alessandra, de 87 anos.
  • Em São Paulo, na Marginal de Pinheiros, ciclista Gisele Gaspareto teve sua bicicleta, que vale 90 mil reais, roubada por dois homens que estavam escondidos atrás de árvores.
  • Empresário CARLOS LAZZARI, Carlão, vai assumir a Presidência do CENTRO DA INDÚSTRIA, COMÉRCIO E SERVIÇOS DE BG.
  • Casal e criança morreram, na Via Dutra, esmagadas por duas carretas. Vejam como ficou o carro.
  • Policiais de Caxias abateram, a tiros, drone que carregava celulares para dentro da Penitenciária do Apanhador, na Rota do Sol.