A discussão do pedágio
Essa “dupla dinâmica” PASIN E FELTRIN, é do PROGRESSISTA, partido do Senador Heinze que, de forma unânime, foi indicado candidato a Governador pelo seu partido. Assim, a campanha política para Governador já começou. Do outro lado o “filho prodígio” de Pelotas, Governador Leite. O MDB e o PDT, partidos fortes no estado, estão “pensando na vida”, se vão de “carona” com Leite e seu candidato ou de carro próprio. Porque é que eu digo que a campanha já começou? É notório que a localização dos pedágios, serão 22 pedágios para 20 estradas, já é fato consumado. O que começou a ser discutido agora é o valor dos pedágios. Estima-se que, a priori, para irmos daqui a Porto Alegre vamos pagar, nos dois pedágios, R$20. Pasin disse que “é preciso um preço justo”, o Governador Leite disse que “é preciso pagar o preço senão ninguém vai concorrer aos pedágios, as obras, duplicação, contenção, esgotos, são muito caras”. Senão 10,6 bilhões de investimento em 30 anos, 3,9 bilhões nos primeiros cinco anos. Bem, a discussão é válida, dela nascerá a luz do bom senso, o que não podemos ter é um pedágio como tínhamos o de Farroupilha-Bento, fruto da ação nefasta do então Governador Antonio Brito, que custou “sangue” ao Estado, e, ao bolso dos usuários. Mas, a discussão sobre o valor do pedágio será, também, de cunho político.
Confusão Generalizada
O Governador Leite disse aos Prefeitos “se virem (no combate ao vírus), vou cuidar da minha vida”. O povo quer estradas? Vou dar estradas. Quem vai pagar a conta? O povo. E eu, faço o que da vida? Vou voar rumo à presidência da República, sou o “queridinho” do Tasso Jereissati, o dono do PSDB, estamos dando uma de “para-te quieto, chega pra lá” no esperto do DÓRIA, já mandamos o LUCIANO HUCK substituir o FAUSTÃO e, então, minha musiquinha “EU VOU, EU VOU, pra BRASILIA AGORA EU VOU…”. Vai mesmo? Enquanto isso, Bolsonaro se digladia com as esquerdas e, os Deputados e Senadores negligenciam as reformas, tudo virou discussão e postura política, a inflação avança, o vírus avança, as vacinas tardam, os investimentos públicos escassam, as famílias estão angustiadas e oprimidas, “maledetti”, diria meu nono sobre a classe política que parece não colocar o bem comum acima de interesses individuais e de grupos. “Meno male” que não se ouve mais falar em roubalheira. “Os políticos estão cada vez mais políticos, os ricos cada vez mais ricos, no entanto nada impede a ninguém de ser rico consciente de que é preciso trabalhar, e muito, além de se impor uma larga dose de sacrifício”. E, para ser um bom político, é preciso ter a coragem de ser, enfrentar o “monopólio” partidário e “romper paradigmas”. O ideal seria que os empresários pensassem um pouco como políticos e, os políticos, um pouco como empresários. Ma, “dague de capir”, diria me nono.
Ovo é protagonista
Cresce a influência das nutricionistas, especialmente no seio das famílias bem aventuradas. O ovo, alimento econômico, é componente das vacinas do Covid, é componente básico dos carrinhos de supermercados. Lá em casa, além dos ditames da NUTRI, é ovo daqui, ovo dali, e a omelete, (como eu gosto!) é um dos meus pratos preferidos. O Brasil ocupa o 5º lugar entre os maiores produtores de ovos no mundo, perde para a China (sempre a China!), Estados Unidos (Americano adora as galinhas até como animal de estimação, meu avô dizia que “galinha que não põe ovo vai para a panela”, Índia e Indonésia. O Brasil tem 174 milhões de galinhas poedeiras que produzem 53,5 bilhões de ovos, somente 0,3% são exportados. O preço do ovo subiu 8% este ano, estou pensando em eliminar os intermediários e criar, lá em casa, umas galinhas poedeiras. Estou em negociação com a “Megui” e o “Mike”, os “au au” da casa.
O cover do Elvis
O Prefeito Fabiano Feltrin é o que se definiria, em expressão meio em desuso, “um avião”. Dinâmico, inteligente, astuto, tinha a revenda Ford em Bento, como hobby virou “cover” do Elvis, sim o Presley, e saiu por aí a fazer shows adotando o slogan “eu me amo e, vocês, também?”. A mãe dele, Marlene, foi Vereadora das mais influentes em Farroupilha, meu relacionamento com eles foi sempre social e saudável. Quando Fabiano foi candidato a Prefeito eu pensei “vai ganhar”. Eleito, constituiu um Secretariado altamente qualificado, me impressionou. No momento ele é Presidente da AMESNE, Associação dos Prefeitos da Região, impõe seu dinamismo, precisamos correr para acompanhá-lo. Esta semana ele se vestiu de Elvis e fez o que? Foi fazer a vacina “em praça pública”. Esses dias ele fez um “drive-tru” nas ruas de Farroupilha e constatou que “mais de 20% dos testados estavam com o vírus” e, veio logo a ordem: “vai pra casa Padilha”! FELTRIN-PASIN, PASIN-FELTRIN, eles se amam politicamente, não importa quem ama mais quem, se depender de FELTRIN PASIN é Deputado certo. E se depender dos dois, Heinze é Governador. Pasin, declarado candidato a Deputado Estadual, deverá fazer muitos votos em Farroupilha.
Um pouco de tudo
Mais essa agora. Estudos indicam que os vacinados podem transmitir o vírus por isso devem usar máscara porque a vacina não é 100% eficaz contra a transmissão. E que os jovens, mesmo saudáveis, podem contrair e transmitir o vírus. “Maria virgine”!
Com a elevação da taxa básica de juros (Selic), a caderneta de poupança passará a ter a rentabilidade de 0,25% ao mês e 2,98% ao ano. “Grande África”, diria meu amigo Itacyr Giacomello quando era guri. “Dio Santo”! Diria me nona arrematando “i me manha fora i soldi”.
Em MADRI, na Espanha, um homem foi condenado porque “esquartejou a mãe para comer”. No Tribunal ficou evidenciado que ele estava com as faculdades mentais plenas, e que não suportou a bronca materna. O “banquete” durou 15 dias. Só para constar, “até onde vai a maldade humana”!
Uma idosa de 94 anos corre, três vezes por semana, de 7 a 12 km. “Tem gente que me acha maluca” diz Adelmira, que mora em Itapemirin, terra do Roberto Carlos, no Espírito Santo. “Si, si, vá lá”, o médico Danilo Baldi corre 150 quilômetros nos finais de semana. DE BICICLETA! Falar nisso, há uns anos atrás eu estava no aterro do Flamengo quando, ao voltar, me deparei com a chegada da tradicional maratona de 42 quilômetros. E disse a familiares “vou participar, preparem a foto”. Caminhei em direção aos maratonistas (cerca de 200 metros) gritei “TAMO JUNTO”, entrei no meio deles e voltei, “CRUZANDO A LINHA DE CHEGADA”, com direito a foto, que está guardadinha. Cheguei, coloquei as mãos no joelho como o Edenilson do Inter, só que ele diz “chega” e eu levantei a cabeça e disse “cheguei, tira a foto. E a cores”! Viu, nona ADELMIRA, eu também sou capaz de proezas. Maluco eu? Não. Criativo e proativo? Sim. Coisa que o time do INTER não sabe ser.
Vieram parentes do Mato Grosso, dois casais e quatro crianças. Onde pararam? Em Gramado, com uma esticada a Bento. O novo investimento a ser a ser inaugurado em Gramado, o “AQUAMOTION”, parque das águas quentes indoor e temático, é na ordem de 250 milhões de reais. “CHOSE DE LOQUE”, diria minha professora de francês. E, aqui em Bento, onde vão as crianças? Maria Fumaça e deu!
Um homem, procurado pela INTERPOL, se hospedou com a filha de 6 anos num hotel de São Paulo. O que foi que ele fez? Se atirou do 15º andar com ela no colo, morreram claro. “Bruta raça” diria meu nono.