A discussão do pedágio

Essa “dupla dinâmica” PASIN E FELTRIN, é do PROGRESSISTA, partido do Senador Heinze que, de forma unânime, foi indicado candidato a Governador pelo seu partido. Assim, a campanha política para Governador já começou. Do outro lado o “filho prodígio” de Pelotas, Governador Leite. O MDB e o PDT, partidos fortes no estado, estão “pensando na vida”, se vão de “carona” com Leite e seu candidato ou de carro próprio. Porque é que eu digo que a campanha já começou? É notório que a localização dos pedágios, serão 22 pedágios para 20 estradas, já é fato consumado. O que começou a ser discutido agora é o valor dos pedágios. Estima-se que, a priori, para irmos daqui a Porto Alegre vamos pagar, nos dois pedágios, R$20. Pasin disse que “é preciso um preço justo”, o Governador Leite disse que “é preciso pagar o preço senão ninguém vai concorrer aos pedágios, as obras, duplicação, contenção, esgotos, são muito caras”. Senão 10,6 bilhões de investimento em 30 anos, 3,9 bilhões nos primeiros cinco anos. Bem, a discussão é válida, dela nascerá a luz do bom senso, o que não podemos ter é um pedágio como tínhamos o de Farroupilha-Bento, fruto da ação nefasta do então Governador Antonio Brito, que custou “sangue” ao Estado, e, ao bolso dos usuários. Mas, a discussão sobre o valor do pedágio será, também, de cunho político.

Confusão Generalizada

O Governador Leite disse aos Prefeitos “se virem (no combate ao vírus), vou cuidar da minha vida”. O povo quer estradas? Vou dar estradas. Quem vai pagar a conta? O povo. E eu, faço o que da vida? Vou voar rumo à presidência da República, sou o “queridinho” do Tasso Jereissati, o dono do PSDB, estamos dando uma de “para-te quieto, chega pra lá” no esperto do DÓRIA, já mandamos o LUCIANO HUCK substituir o FAUSTÃO e, então, minha musiquinha “EU VOU, EU VOU, pra BRASILIA AGORA EU VOU…”. Vai mesmo? Enquanto isso, Bolsonaro se digladia com as esquerdas e, os Deputados e Senadores negligenciam as reformas, tudo virou discussão e postura política, a inflação avança, o vírus avança, as vacinas tardam, os investimentos públicos escassam, as famílias estão angustiadas e oprimidas, “maledetti”, diria meu nono sobre a classe política que parece não colocar o bem comum acima de interesses individuais e de grupos. “Meno male” que não se ouve mais falar em roubalheira. “Os políticos estão cada vez mais políticos, os ricos cada vez mais ricos, no entanto nada impede a ninguém de ser rico consciente de que é preciso trabalhar, e muito, além de se impor uma larga dose de sacrifício”. E, para ser um bom político, é preciso ter a coragem de ser, enfrentar o “monopólio” partidário e “romper paradigmas”. O ideal seria que os empresários pensassem um pouco como políticos e, os políticos, um pouco como empresários. Ma, “dague de capir”, diria me nono.

Ovo é protagonista

Cresce a influência das nutricionistas, especialmente no seio das famílias bem aventuradas. O ovo, alimento econômico, é componente das vacinas do Covid, é componente básico dos carrinhos de supermercados. Lá em casa, além dos ditames da NUTRI, é ovo daqui, ovo dali, e a omelete, (como eu gosto!) é um dos meus pratos preferidos. O Brasil ocupa o 5º lugar entre os maiores produtores de ovos no mundo, perde para a China (sempre a China!), Estados Unidos (Americano adora as galinhas até como animal de estimação, meu avô dizia que “galinha que não põe ovo vai para a panela”, Índia e Indonésia. O Brasil tem 174 milhões de galinhas poedeiras que produzem 53,5 bilhões de ovos, somente 0,3% são exportados. O preço do ovo subiu 8% este ano, estou pensando em eliminar os intermediários e criar, lá em casa, umas galinhas poedeiras. Estou em negociação com a “Megui” e o “Mike”, os “au au” da casa.

O cover do Elvis

O Prefeito Fabiano Feltrin é o que se definiria, em expressão meio em desuso, “um avião”. Dinâmico, inteligente, astuto, tinha a revenda Ford em Bento, como hobby virou “cover” do Elvis, sim o Presley, e saiu por aí a fazer shows adotando o slogan “eu me amo e, vocês, também?”. A mãe dele, Marlene, foi Vereadora das mais influentes em Farroupilha, meu relacionamento com eles foi sempre social e saudável. Quando Fabiano foi candidato a Prefeito eu pensei “vai ganhar”. Eleito, constituiu um Secretariado altamente qualificado, me impressionou. No momento ele é Presidente da AMESNE, Associação dos Prefeitos da Região, impõe seu dinamismo, precisamos correr para acompanhá-lo. Esta semana ele se vestiu de Elvis e fez o que? Foi fazer a vacina “em praça pública”. Esses dias ele fez um “drive-tru” nas ruas de Farroupilha e constatou que “mais de 20% dos testados estavam com o vírus” e, veio logo a ordem: “vai pra casa Padilha”! FELTRIN-PASIN, PASIN-FELTRIN, eles se amam politicamente, não importa quem ama mais quem, se depender de FELTRIN PASIN é Deputado certo. E se depender dos dois, Heinze é Governador. Pasin, declarado candidato a Deputado Estadual, deverá fazer muitos votos em Farroupilha.

Um pouco de tudo

Mais essa agora. Estudos indicam que os vacinados podem transmitir o vírus por isso devem usar máscara porque a vacina não é 100% eficaz contra a transmissão. E que os jovens, mesmo saudáveis, podem contrair e transmitir o vírus. “Maria virgine”!

Com a elevação da taxa básica de juros (Selic), a caderneta de poupança passará a ter a rentabilidade de 0,25% ao mês e 2,98% ao ano. “Grande África”, diria meu amigo Itacyr Giacomello quando era guri. “Dio Santo”! Diria me nona arrematando “i me manha fora i soldi”.

Em MADRI, na Espanha, um homem foi condenado porque “esquartejou a mãe para comer”. No Tribunal ficou evidenciado que ele estava com as faculdades mentais plenas, e que não suportou a bronca materna. O “banquete” durou 15 dias. Só para constar, “até onde vai a maldade humana”!

Uma idosa de 94 anos corre, três vezes por semana, de 7 a 12 km. “Tem gente que me acha maluca” diz Adelmira, que mora em Itapemirin, terra do Roberto Carlos, no Espírito Santo. “Si, si, vá lá”, o médico Danilo Baldi corre 150 quilômetros nos finais de semana. DE BICICLETA! Falar nisso, há uns anos atrás eu estava no aterro do Flamengo quando, ao voltar, me deparei com a chegada da tradicional maratona de 42 quilômetros. E disse a familiares “vou participar, preparem a foto”. Caminhei em direção aos maratonistas (cerca de 200 metros) gritei “TAMO JUNTO”, entrei no meio deles e voltei, “CRUZANDO A LINHA DE CHEGADA”, com direito a foto, que está guardadinha. Cheguei, coloquei as mãos no joelho como o Edenilson do Inter, só que ele diz “chega” e eu levantei a cabeça e disse “cheguei, tira a foto. E a cores”! Viu, nona ADELMIRA, eu também sou capaz de proezas. Maluco eu? Não. Criativo e proativo? Sim. Coisa que o time do INTER não sabe ser.

Olha ali a ADELMIRA, 94 anos, com o neto Adão, 40 anos, fazendo seus 12 quilômetros
Médico Danilo Baldi, fazendo de “BIKE”, eu prefiro BICI, seus 150 quilômetros numa ciclovia de “não sei de aonde nem para onde”, e afirmando que poderia ter aqui em Bento. Ele sugere BENTO-MONTE BELO e, BENTO-BARRACÃOCITY-SAN PIERO (Caminhos de Pedra). Aplausos e, “PEDALA DANILO”, “SAÚDE É O QUE INTERESSA, O RESTO NÃO TEM PRESSA”.

Vieram parentes do Mato Grosso, dois casais e quatro crianças. Onde pararam? Em Gramado, com uma esticada a Bento. O novo investimento a ser a ser inaugurado em Gramado, o “AQUAMOTION”, parque das águas quentes indoor e temático, é na ordem de 250 milhões de reais. “CHOSE DE LOQUE”, diria minha professora de francês. E, aqui em Bento, onde vão as crianças? Maria Fumaça e deu!

Um homem, procurado pela INTERPOL, se hospedou com a filha de 6 anos num hotel de São Paulo. O que foi que ele fez? Se atirou do 15º andar com ela no colo, morreram claro. “Bruta raça” diria meu nono.

Passeio de Gôndola na cidade italiana de Veneza, sonho de muitos. Espero chegar lá antes dessa fase, he, he, he. Não espera a “aposentadoria” para viajar diz Fátima Nantet