A FRENTE AMPLA PELO INOVA E QUALIFICA

Foi uma noite diferenciada, “com gente nossa falando para nossa gente”, PAINEL DE EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO. Com aplausos intensos, raramente vistos no CIC. Marijane Paese, a Presidente, o Prefeito Diogo Siqueira e o empresário César Cini, mostraram bagagem intelectual, conhecimento e união de propósitos para fazer uma Bento maior através da superação dos desafios, mão de obra, mão de obra qualificada e inovação. Tudo isso cercado da qualificação da segurança pública através da atuação do CONSEPRO, que monitora a ação policial e a assiste com recursos que incluem 14 viaturas, de propriedade da Entidade, mas cedidas para utilização dos órgãos de segurança. Aparentemente há uma harmonia entra as lideranças mas, salta os olhos, nos bastidores, de que Bento tem desafios que precisam ser enfrentados e objetivos a serem alcançados. Marijane é contundente mas comedida, César Cini diz que “Bento está distante de onde poderia estar”.

O QUE DISSE O PREFEITO

O Prefeito Diogo não faz pronunciamento sem falar no Vice Amarildo e no Deputado Pasin. É um contexto político. Ao falar, Diogo demonstrou um brilhantismo pessoal diferenciado, tem muito futuro como político mas, para que isso aconteça, terá que romper paradigmas, em determinado momento terá que pensar no individual e não no coletivo. Se não for assim, vão se intensificar os zunzunzun que já se ouvem e o brilhantismo do prefeito sucumbirá, a luta pela supremacia política vai se intensificar. Ela é muito desejada. No CIC, disse o Prefeito que “Bento tem o DNA do trabalho”; que vive “um bom momento”; que sua atuação também se dedica a “escutar pessoas”, saber o que elas querem, seus sonhos, suas dificuldades. Nesse circuito certamente o Prefeito está encontrando “um Prefeito em cada esquina”, assim como os times de futebol tem “em cada torcedor um técnico”. Diz o Prefeito que com essa postura chega a suas prioridades, que veio para trabalhar por Bento, pelas empresas, pelas pessoas. Referenciou o fato de que em 2022, 2.773 novas empresas abriram em Bento e que o município tem 22 mil empresas instaladas. “Vou estar ao lado das pessoas”, disse. Mais adiante orgulhou-se de ter 400 alunos do ensino municipal na escola em tempo integral de acordo com o convênio feito com a UCS. Salientou o fato de Bento aumentar seus habitantes em 2.000 pessoas por ano, afirmação que, confesso, me preocupou porque esse aumento não é identificado. Aparentemente, salvo melhor juízo, são pessoas não qualificadas em busca do mercado de trabalho. Enfatizando, mais uma vez, que faz “o simples com excelência”, disse o Prefeito que cuida bem das praças, não o ouvi dizer porque assumiu uma postura de vender áreas verdes, e que implantou o maior programa de asfaltamento da história de Bento, 35 milhões de reais para a cidade e 25 milhões para o interior. O que o prefeito falou foi o bastante para ser intensamente aplaudido.

O QUE DISSE CÉSAR CINI

Eu sei onde fica a empresa de César Cini na Itália, passei por ela, está mergulhada em meio a grandes potências industriais da Europa. Conheço TREVISO que César disse no CIC “amar de paixão”, é Membro da comunidade local, morou três anos na Itália, fez raízes, descobertas, formatou o DNA da empresa. César é o que se poderia chamar de um empresário “serelepe”, não para, é onipresente na busca incessante de qualidade, inovação, conquista de mercado. Ouvi, no CIC, que para Bento ele é um empresário “fora da curva”. Suas palavras impactaram os presentes, os aplausos rivalizaram com os aplausos do Prefeito. Afirmações como “o brasileiro é copiador”; “o empresário brasileiro carece de qualidade para enfrentar o empresariado europeu”; “o design e a inovação são grandes diferenciais”; “temos que trazer profissionais de fora para ensinar e enviar jovens para aprender lá fora”; “o Brasil é um mar de oportunidades”, mexeram com a estrutura emocional da qualificada plateia presente, casa cheia. A hora das perguntas e respostas abraçava as 21:30 horas, foi muito tumultuada, pessoal estava com fome, muita conversa, muito agito, mal se conseguia ouvir, o CIC vai rever o protocolo. Duas perguntas e respostas ficaram bem claras: “César, como se pode fazer para qualificar as pessoas pobres”? César respondeu: “através da assistência social dos adultos, e conseguir emprego para as pessoas, é preciso romper o círculo vicioso”. Perguntado ainda se o empresário está na zona de conforto, respondeu: “acima da média, mas abaixo das nossas expectativas, a busca dos resultados faz com que as empresas não inovem mas, diga-se, o fracasso faz parte da inovação”. CÉSAR CINI, mega empresário brasileiro, bento-gonçalvense que não abandona as raízes e goza de conceito e liderança no exterior.

A PALAVRA DE MARIJANE

A Presidente do CIC sabe muito, se expressa bem, ninguém fica desatento ao que ela diz, enfrenta desafios, quer uma Bento evoluída “se não fizermos isso vamos ficar para trás”, sustenta, luta para que todos estejam alinhados em torno dos objetivos, que façam de Bento uma grandeza maior. Busca o diálogo, mas é incisiva. “Vamos fazer o que tem que ser feito”, parece ser sua palavra de ordem. Inovação, qualificação, desenvolvimento industrial, empregos, grandeza nas ações e objetivos “não temos que competir, temos só que ser melhores”, concluo que ela pense assim. Enfim, quando fala é o que leio nas suas palavras. No CIC, ninguém na plateia lhe poupou aplausos.

CONCLUSÃO

Eu sai do CIC lamentando que todos os jovens, especialmente os jovens universitários não tivessem estado ali para ouvir o que eu ouvi, e para deduzir o que eu deduzi. E, para enriquecer a minha mente como eu enriqueci. E sai não entendendo porque as universidades não levam a efeito ciclo de palestras com essas lideranças, sala de aula por sala de aula. Fico pensando se, ouvir Marijane, Prefeito Diogo, Juarez Valduga, Rinaldo Dal Pizzol, Ademar de Gaperi, Herminio Ficagna, Leandro Mazzoccato, Adriano Miolo, Juvenal Dalcin e outros tantos nossos líderes de saber, experiência e competência, não é também qualificação? Eu me qualifiquei no CIC, e olha que eu tenho estrada!

Prefeito Diogo: o desafio das lideranças é fazê-lo pensar mais também como elas pensam.
César Cini: não foram poucas as lideranças surpreendidas com o seu perfil empresarial altamente diferenciado. Ele não vai esquecer os aplausos.
Marijane Paese: final da gestão se aproximando mas será presença forte na Presidência do Conselho da Entidade, em apoio a seu sucessor.

FATOS QUE NOS ENCANTAM

• Quando RONALDINHO GAÚCHO, hoje fazendo palestras motivacionais no mundo inteiro, estava preso no Paraguai, Leonel Messi emprestou 5 milhões de reais para pagamento da fiança e livrar o guri da prisão. RONALDINHO devolveu o empréstimo. Agora, MESSI fez doação de 18 milhões de reais para a TURQUIA e a SÍRIA, vitimas do terrível terremoto. Da para entender porque ele foi campeão do mundo? Mais um grande exemplo de liderança.

• Os índios GUAJÁS, do MARANHÃO, o estado mais pobre do país, liderado pela dinastia SARNEY, quando vão caçar recolhem os filhotes (na foto um porco do mato) para a aldeia criar com zelo. Não é também um exemplo de liderança positiva e qualificação dos índios? Esta foto mereceu o prêmio Internacional de Jornalismo Rei da Espanha, é do fotógrafo Pisco Del Gaisso.

• Na foto criança que foi resgatada nos escombros do terremoto da Turquia, 16 dias depois. Obra de Deus!
• O macaco CHICO ficou famoso. Ele “amolava uma faca” e “batia roupa”. Foi solto, depois de reabilitado, junto com outros 9 macacos, em uma região da mata na zona rural de AROAZES, no Norte do PIAUÍ, sob supervisão do IBAMA.