Mudanças na Igreja

Nos próximos 2 anos o PAPA quer que a igreja ouça as comunidades, consulta que será seguida por Assembleias Regionais assim como no Sínodo dos Bispos que deverá ocorrer em 2023. Temas: maior participação das mulheres na tomada de decisões da Igreja; mais acolhimento de grupos marginalizados por setores conservadores, como homossexuais e divorciados que buscam a segunda união. Família, jovens, e questões ambientais também estarão em pauta. Apesar da democratização da Igreja, a última palavra caberá ao PAPA.

Insolvência Familiar

74% das famílias estavam com dívidas a vencer, segundo pesquisa sobre Endividamento e Inadimplência do Consumidor divulgada pela Confederação Nacional do Comércio dia 04 de outubro. O número de famílias com dividas ou contas em atraso é de 25,5% do total de famílias.

Piscina Suspensa

Piscina suspensa conecta prédios de luxo em Embassy Gardens, em Londres. Pesa 50 toneladas e comporta 148 mil litros de água. Está 34 metros acima do solo e no décimo andar. Se no seu bairro faltar água, a CORSAN não resolve o seu problema, vá a Londres.

Pechinchar é preciso

Oito em cada dez brasileiros pechincham antes de comprar, revelou pesquisa feita pela Confederação Nacional da Indústria. Com a elevação acelerada dos preços recomendo que você, antes de entrar em algum estabelecimento para comprar, esfregue uma cebola nos olhos. Já entre chorando, sem constrangimento lembre que 71% dos brasileiros fazem isso sem cebola, mas choram, choram! Ainda segundo esta pesquisa, na hora de comprar os brasileiros observam, pela ordem: preço baixo (49%), qualidade (47%) e marca (34%).

Elegância italiana

Um conservador cidadão italiano pelas ruas de Milão. Um chapéu assim? Tenho um, tá lá em casa. Um óculos assim? Tenho um, encontrei nos jardins (?) do Parque de Eventos. Uma gravata assim? Já tive uma com a mesma padronagem. Um terno cinza com ombreiras? Tive um, gostava dele. Uma bengala? Tenho, tá lá em casa. Lencinho branco no bolso do paletó? Usei um monte. Terno de 2 botões? Era o meu preferido. Um calçado de fivelas? Tive um par. Uma bicicleta dessas com proteção da corrente, cestinha, farol, capinha no guidão? Tenho uma, está na praia, sem alguns desses acessórios e está “reformadinha”. Sou italiano? Sim, Talian, com passaporte. Já estive na Itália? Sim. Já briguei com os italianos? Sim, um monte de vezes, eles ainda acham que brasileiro é “comedor de bananas e que aqui só tem índios”. Cramento!

Parece minha bisa

Esta senhora italiana é, rigorosamente, parecida com minha Bisa por parte de avô. A máquina de costura era igual. A última vez que a visitei, no BARRACÃOCITY ela me recebeu assim, debruçada, fumando palheiro e costurando sem óculos nos seus 95 anos. Sentei na frente dela e ela me perguntou: “o que tu veio fazer aqui”? E eu, com carinha de malandro, pinta de malandro, de calça curta e suspensório, respondi na ternura de meus 6 aninhos: “vim te visitar Bisa”. E ela retrucou: “não posso te dar atenção RIQUINHO (Riquinho eu? Só no CODINOME), tenho que costurar para os pobres da família”, o que realmente ela fazia. “Machado cortante” essa minha Bisa, saí de fininho e nunca mais voltei, fui visitá-la anos depois, em Bento, aos 102 anos. Em Genova, na Itália, visitei o Porto de onde ela partiu para o Brasil. Eu, estou tentando ultrapassar a idade dela, que morreu com 103 anos. Mas, acho que não vai dar “é muito bolo, é muito pé de moleque, muito pudim, pouca costura”, “robe de mati”!

A rota

Fui a praia semana que passou. Pela Rota do Sol. Ao entrar na perimetral, não tinha uma pedra no meu caminho, tinha uma tombeira. Ultrapassar? “Solque se vol dio”. Puxei o carro para a esquerda “risquegue um ocho” diria meu avô e, vi que, na frente da tombeira tinha outra tombeira. Dei mais uma espiada e vi que na frente da tombeira que estava na frente da tombeira, tinha um caminhão carregado de cimento, tipo os da Concresul. Ai pensei, bem que o Governador poderia, ao invés de ir atrás daquelas cápsulas do tempo, que fariam POa – Caxias – Gramado em 20 minutos, mandar instalar, na bunda das tombeiras, uma tv, assim tu atravessaria a perimetral assistindo a NETFLIX. Cultura inútil, he, he, he. Continuei, com o tempo que gastei atravessando a perimetral já teria chego no Salgado Filho. Assim eu pergunto: quando a gente chegar no aeroporto da Serra o avião já terá chegado no destino. Continuei, “navegar é preciso” e constatei que o Governador está dando uma atenção a Rota do Sol que assume uma “beleza turística” inclusive. “Lera belque hora” diria meu Nono.

Cidadão exemplar

Esse rapaz aí da foto, no lado esquerdo do Presidente da Câmara Rafael Pasqualotto, é o meu amigo Irani de Césaro, “pessoa da melhor qualidade” definiria um amigo meu. Mereceu a homenagem. Como servidor público foi sempre cordial, comprometido, solidário e de absoluta confiabilidade. Um cidadão exemplar!

Tópicos

• Em Nápoles, Itália, 420 crianças nasceram prematuras de mães positivadas com o Covid.

• Poderá surgir uma recicladora de lixo industrial, fruto de um conglomerado de três empresas do Vale dos Vinhedos.
• Franquia da escola de gastronomia Chef Gourmet, em andamento em Gramado com cursos nas áreas de gastronomia e gestão de turismo. Investimento de 350 mil, faturamento anual de 2 milhões e atendimento de 64 alunos até o final de 2022. Não tínhamos aqui e, perdemos para Flores da Cunha, uma escola de gastronomia?
• Como andará a proposta do Vereador Thiago Fabris, sobre a interessante e oportuna criação de passaporte turístico aos moradores de Bento para que a população tenha descontos e possam incentivar o turismo? Será que foi “arquivada” por ser considerada utópica?
• Jogadores de futebol tem, em Bento, seu tatuador preferido.


• O esplendor de Bento nos seus 131 anos, publicação de Alcindo Gabrielli.


• Os belos caminhos asfaltados, do interior de Santa Teresa, fotos clicadas pela Prefeita Gisele Caumo.

• Uma pessoa teve o direito de registar o seu gênero como neutro na certidão de nascimento, decisão da justiça de Santa Catarina. Disse a juíza que “a decisão é embasada em dados históricos, antropológicos, sociológicos, filosóficos, biológicos, psicanalíticos e psicológicos”. “My God”! Sinal dos tempos?

• ESTUDOS REVELAM. OS BEBÊS SÃO MAIS FELIZES QUANDO TEM A VOVÓ SEMPRE PERTINHO.