A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou na tarde de terça-feira, 7 de maio, o adiamento dos jogos dos times gaúchos em todas as séries do Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil até 27 de maio. A medida também abrange partidas da dupla Gre-Nal nas categorias de base e no Brasileiro Feminino.

O adiamento foi formalizado após um pedido conjunto de Internacional, Grêmio e Juventude à CBF, em parceria com a Federação Gaúcha de Futebol (FGF). Os clubes anexaram um documento que atualiza a situação no Estado, onde destacam que alguns jogadores e funcionários tiveram casas invadidas pela água ou estão impossibilitados de se deslocar devido às enchentes.

Enquanto o Internacional, o Grêmio e o Juventude estão enfrentando dificuldades para treinar, o Juventude segue com os treinamentos, embora sem perspectiva de jogar. A CBF, em nota, justificou a decisão afirmando estar “atenta às suas funções institucionais, bem assim ao esforço humanitário que o momento reclama”.

O adiamento afeta não apenas os representantes gaúchos na Série A do Brasileirão, mas também equipes presentes nas Séries C e D, além dos campeonatos femininos e das categorias de base. No entanto, os compromissos de Internacional e Grêmio pela Libertadores e Sul-Americana dependem de decisões da Conmebol para sofrer adiamentos.