Informação foi divulgada na tarde deste sábado, 2 de maio, pelo Comitê de Atenção ao Coronavírus; 19 pacientes já estão curados da doença
Os casos confirmados do novo coronavírus em Bento Gonçalves aumentaram para 112, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado neste sábado, 2 de maio, pelo Comitê de Atenção ao Coronavírus. Seguindo as orientações, o boletim apenas informa a quantidade de casos registrados pela secretaria estadual da Saúde, que contabiliza apenas os exames realizados no Laboratório Central de Saúde Pública do RS (Lacen) e casos confirmados através de exames de laboratórios particulares. Idades e gênero não foram repassados à imprensa.
Segundo o boletim, os novos casos entre a sexta-feira, 1º e o sábado, 2 de maio, chegaram a cinco na Capital do Vinho. O número segue o crescimento da última semana, onde 49 casos foram registrados de domingo, 26 de abril até a sexta-feira, 1º. O aumento de casos ocorre, segundo o secretário de Saúde do município, Diogo Segabinazzi Siqueira, pela realização de testes rápidos que foram comprados pelo município, o que acaba mostrando casos que até então não eram possíveis de ser contabilizados, devido a falta de material. Nos casos confirmados estão inclusos os dois óbitos confirmados na cidade e um paciente, morador de Bento Gonçalves que segue internado na Unidade de Tratamento Intensivo de um hospital em Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio Pardo.
Conforme as informações, dos 93 pacientes que seguem em tratamento contra a Covid-19, nove permanecem internados na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Tacchini, entre eles uma criança que atestou positivo para a doença. Outros nove seguem cumprindo o isolamento hospitalar e 72 continuam os protocolos do Ministério da Saúde em suas residências, também em isolamento.
Os casos suspeitos chegam a 377. Mesmo com o aumento de testes, os resultados começam a chegar aos poucos, o que dificulta a redução do número de suspeitos. Do total, seis estão internados na UTI do Hospital Tacchini, entre eles uma criança. Um paciente está em isolamento hospitalar e 357 permanecem em casa cumprindo a quarentena e realizando o isolamento.
Ambulatório de Campanha registra recorde de atendimentos
De domingo, 26 de abril a este sábado, 2 de maio, o ambulatório de Campanha, montado junto à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no bairro Botafogo, alcançou a marca de 357 atendimentos a pacientes que apresentaram problemas respiratórios. O número segue em crescimento, se comparado ao domingo, 26, quando 42 pessoas procuraram atendimento e neste sábado, 60 foram atendidas.
Nesta semana, uma estrutura composta de 40 leitos foi entregue à comunidade, ampliando o complexo hospitalar para o combate à pandemia.