É parafraseando o filósofo, escritor e crítico francês que a psicóloga mineira nascida em Juiz de Fora no dia 31 de agosto se identifica. Carolina Ribeiro Seabra é determinada e luta pelos seus ideais, acreditando que devemos fazer as coisas com amor, tanto pessoal como profissionalmente. “Trabalho dessa forma e tenho isso como base para vida. Amo minha família de origem e a família que comecei a construir com meu esposo (e meus filhotes peludos, a Nina e o Calvin)”, explica.

A virginiana é formada em psicologia e tem especializações na área da saúde (psico-oncologia, psicologia hospitalar e psicologia médica), atendendo em seu consultório privado ou voluntariamente no Imama. Carolina trabalha também em um programa de saúde da Puc/RS em Porto Alegre e é membro do Comitê de Psicologia Hospitalar da Sociedade de Psicologia do Rio Grande do Sul.

A psicóloga é casada com o médico Marcus Paulo Marques Barbosa há dois anos. O casal optou por deixar a vida corrida e agitada de Brasília, onde até o trânsito causava estresse, mudando-se para um lugar mais tranquilo, onde ambos pudessem trabalhar e viver com mais calma. “Optamos por Bento e hoje somos bem felizes aqui”, afirma ela. O casal reside em Bento desde dezembro de 2011 e estão achando a cidade maravilhosa. “Quando decidimos nos mudar para cá foi pela tranquilidade e beleza que a cidade tem, sem contar ainda pelas pessoas que são acolhedoras e mantém a tradição gaúcha, o que admiro muito”, destaca.

Formar-se em psicologia e seguir a carreira que tanto almejou é motivo de muito orgulho para ela que tem como meta estabelecer-se profissionalmente como psicóloga hospitalar. “Fico feliz ao atingir os meus objetivos. Felicidade é poder trabalhar com o que amo, a psicologia, e ainda mais a psico-oncologia”, enfatiza. Carolina conta que ama a sua profissão, pois se considera ajudando as pessoas a refletir e a significar questões importantes em suas vidas. “A psicologia é minha paixão”, resume.

A filha de Roselena Teixeira Ribeiro Seabra Guedes e Eduardo Seabra Guedes e irmã de Victor e Marcos tem como hobby o artesanato e quando dá tempo vai na academia e pratica caminhada. Dentre suas lembranças mais emocionantes estão a sua vida em Minas e a sua lua de mel. “Fomos para Maragogi, Alagoas. O lugar é paradisíaco e as circunstâncias foram maravilhosas”, enfatiza. Carolina observa que devemos cuidar muito bem do nosso corpo, mas devemos lembrar também de cuidar dos nossos pensamentos, emoções e sentimentos e das nossas relações. “A vida é uma dádiva maravilhosa que nos permite escolher o caminho a seguir”.

Por Ivana Tisott Ritt

[email protected]