Com a presença do ex-prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin (Progressistas), na Câmara de Vereadores, foi aprovada por unanimidade de votos nesta segunda-feira, 18, a abertura de crédito especial no valor de R$ 600 mil ao município.

O valor é uma emenda parlamentar solicitada ainda no começo do ano passado pelo então prefeito Pasin, ao senador Luiz Carlos Heinze (PP) e possibilitará a construção do terminal de passageiros no Aeródromo de Bento Gonçalves, situado às margens da BR-470. Desde a solicitação, o pedido teve apoio da casa legislativa. Para o ex-prefeito, a liberação dos recursos será de suma importância para o fomento do turismo local “A aprovação deste recurso representa a finalização do projeto do Aeródromo. Vai possibilitar a garantia de voos regionais e por consequência um grande incremento no turismo de lazer e de negócios em nosso município. Agradecemos o apoio dos vereadores”, comemora Pasin.

O local onde será instalado o terminal de passageiros, já possui o devido licenciamento ambiental e todo o projeto concluído. Para o começo das obras, é aguardada agora a finalização do processo licitatório. Será conhecida a empresa responsável e posteriormente assinado o contrato de ordem de serviço. A estimativa é de que a licitação seja concluída em um período de cerca de 30 dias.

Também na sessão ordinária desta segunda-feira, foi aprovada a abertura de crédito especial no valor de R$ 319 mil à pasta da cultura municipal. O vereador Davi Da Rold (PP), entende que os recursos são de relevante importância, devido ao grande número de profissionais do setor que foram afetados pela pandemia.

Ainda foram aprovados também de autoria do poder executivo, a proposta n ° 75 de 2021, que institui o Programa de Recuperação Fiscal do Município (REFIS). O projeto isenta os contribuintes dos valores de juros das multas referentes a dívidas com impostos.

A moção de apoio à reposição das perdas salariais de trabalhadores e trabalhadoras da Rede Estadual de Educação, protocolada pelo vereador Agostinho Petrolli (MDB) e pelo vereador Eduardo Pompermayer (DEM), também foi aprovada.

Segundo Pompermayer, a moção de apoio é referente ao fato de a reposição prevista em lei aos profissionais da categoria, não ocorrer desde o ano de 2014.

Foto: Gabriel Pfeifer