O tempo firme e seco, com temperaturas acima da média para este período do ano, também chamado de Veranico, deve seguir até a sexta-feira, 14, quando uma nova frente fria retorna ao Rio Grande do Sul, trazendo chuva e queda nas temperaturas. Até lá, o cenário é de predomínio do sol durante todo o dia.
Conforme a meteorologia, o início da semana será de tempo ensolarado, com temperaturas mais baixas pela manhã, calor à tarde e queda nos termômetros durante a noite. Nesta segunda-feira, 10, em Bento Gonçalves, a previsão é de que o dia seja ensolarado, com temperaturas variando entre 14ºC e 28ºC. Na terça-feira, 11, pouca coisa muda.
O calor deve aumentar na quarta-feira, 12, quando as máximas chegam a 30ºC em algumas regiões do Estado.
O feriado de 13 de junho, dia de Santo Antônio, padroeiro de Bento Gonçalves, será marcado pelo tempo firme e predomínio do sol logo nas primeiras horas da manhã. O calor durante à tarde será intenso, proporcionando sensação de abafamento na maior parte da região serrana.
A onda de calor se manifesta quando as temperaturas sobem cinco graus acima da média esperada para o período, persistindo por um período de três a cinco dias.
Na sexta-feira, 14, a previsão meteorológica indica o retorno da chuva ao Rio Grande do Sul, com pancadas previstas logo pela manhã. Há um alerta especial para algumas regiões, devido à possibilidade de volumes mais intensos de precipitação. Os modelos de previsão da Sala de Situação da Defesa Civil apontam que, entre os dias 14 e 17 de junho, as regiões das Missões, Centro e Noroeste podem registrar entre 50 e 120 milímetros de chuva. Enquanto isso, na Região Metropolitana, na Região dos Vales e na Serra, os volumes esperados variam entre 45 e 75 milímetros.