Instituição abre espaço de aprendizado para quaisquer adolescentes de 9 a 12 anos

Nesta última quarta-feira, 5 de janeiro, o Corpo de Bombeiros Militar (CBM) de Bento Gonçalves abriu as inscrições para o projeto Bombeiro Mirim 2022, que consiste em uma série de atividades físicas e educativas para quaisquer crianças que queiram participar. Segundo o soldado Juliano Baigorra, a intenção é que adolescentes de 9 a 12 anos possam entender e fazer parte do universo dos bombeiros.

Para poder realizar inscrição, o responsável precisa ir a sede do CBM e preencher um papel com algumas informações. O período para se inscrever vai até 25 de janeiro. No dia 3 de fevereiro haverá um sorteio com aqueles cadastrados para saber quem serão as 24 crianças que participarão do projeto.

As atividades serão ministradas todos os sábados pela manhã e ocorrerão de março a outubro. “As crianças vão receber uniformes para as atividades físicas, e pretendemos entregar o uniforme operacional daqui algumas semanas, que é a farda completo dos bombeiros mirins”, menciona o soldado.

Atividades para os pequenos

Baigorra explica que o projeto já existiu há oito anos, em Bento, e que agora a instituição quer retomá-lo. O principal objetivo é apresentar aos adolescentes noções de primeiros socorros, cidadania, economia, rotina doméstica, entre outros. “Mostrar para eles o que é o corpo de bombeiros, e fazer com que elas se localizem dentro da comunidade de Bento Gonçalves, de maneira que consigam fazer parte num âmbito social”, especifica sobre a ação.

Num todo, a intenção do CBM é que as crianças aprendam a ajudar o próximo e para que isso ocorra, haverá diversas palestras, além das atividades físicas, envolvendo outras instituições do município. “Vamos trabalhar com outros órgãos com as palestras, com a Brigada Militar ou com a Polícia Civil, conscientização de violência doméstica, maus tratos aos animais, entre outros”, esclarece.

A ajuda ao próximo

Dentro do período do projeto, os jovens poderão trabalhar o lado altruísta ao planejar ações sociais junto dos bombeiros. “Nós temos três datas específicas que já trabalhamos, o Natal, a semana do Bombeiro, em julho, e a semana das crianças, em outubro, que é quando vai encerrar o ciclo deles de trabalho. Eles não estarão conosco em dezembro, mas vão ajudar em toda a preparação para a campanha de Natal, assim como das outras duas do ano. São os três pontos que queremos trabalhar muito com as crianças”, exemplifica.

Além disso, há outra ação social que já está em andamento desde a abertura das inscrições. “Nós não cobramos taxa de inscrição, mas estamos aproveitando o momento para arrecadar material escolar, então os pais que tiverem a possibilidade de comprar um caderno ou algum tipo de material e puder trazer junto da inscrição, vai ser bem vindo. Tudo o que nós arrecadarmos, vamos fazer a doação para as crianças carentes do município”, informa.