Coordenador do Procon-BG alerta que golpistas podem se aproveitar da data. Além disso, CDL-BG destaca a expectativa de bom desempenho do comércio

A última sexta-feira de novembro é uma das datas mais esperadas pelo consumidor, e também por lojistas, pois tradicionalmente é realizada a Black Friday. O dia de promoções surgiu nos Estados Unidos e hoje costuma acontecer em diversos países, inclusive no Brasil.

Exatamente um mês antes do Natal, em 25 de novembro, será o dia de aproveitar as promoções. Seja na internet ou presencialmente, é a oportunidade de encontrar um valor ‘camarada’ para aquele item tão desejado, ou mesmo iniciar as compras de final de ano antecipadamente, a fim de economizar. Algumas empresas optam por fazer o ‘Novembro Black’, sendo que a campanha dura o mês inteiro, ou a ‘Black Week’, uma semana de preços baixos.

É preciso, entretanto, tomar cuidado para que entre uma promoção e outra, o consumidor não caia em nenhum tipo de golpe. Promoções ‘mirabolantes’, principalmente pela internet, precisam de atenção. O coordenador do Procon de Bento Gonçalves, Maciel Giovanella, explica que a quantidade de denúncias de fraudes não tem sofrido aumento no período de Black Friday. “Mas se faz necessário um trabalho contínuo, informando sobre os cuidados, com orientações e alertas à população no tocante ao direito do consumidor, durante todo o ano e, especialmente, nestas datas com ênfase comercial”, aponta.

Conforme Giovanella, o grande número de golpes relacionados a compras se dá de forma on-line, efetuadas em sites não oficiais, ou realizadas via Facebook, Instagram e WhatsApp. “A maior parte das reclamações, denúncias e notificações se referem a compras on-line nesse período, por isso, a necessidade de verificar a confiabilidade dos sites de compras, que seja confiável, com CNPJ, Fale Conosco e SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) já na ‘capa’ do site. São cuidados essenciais para que o consumidor possa efetuar compras com o máximo de segurança na Black Friday”, menciona.
Caso ocorra algum problema, o coordenador garante que o Procon de Bento Gonçalves está de prontidão para auxiliar os cidadãos. “Inclusive com a realização de fiscalizações não somente nesse período, mas de qualquer forma, o consumidor verificando irregularidades nas promoções ou até mesmo estando com alguma dúvida, pode nos procurar de imediato através dos nossos canais”, esclarece.

Para economizar, Giovanella dá algumas dicas. “Primeiramente, para que se obtenha êxito com a Black Friday, se faz necessário acompanhar a evolução dos preços dos itens desejados, pelo menos nos últimos 60 dias, a fim de verificar se o desconto ofertado realmente se trata de um desconto promocional condizente”, indica.

Para denúncias e auxílio ao consumidor, fale com o Procon pelo telefone (54) 3055 8547, ou e-mail procon@bentogoncalves.rs.gov.br.

Expectativas para o comércio local

De acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Bento Gonçalves (CDL-BG), desde o início do mês, a entidade está distribuindo materiais da campanha com o objetivo de chamar a atenção do consumidor para as ofertas dos estabelecimentos. Além disso, há um investimento para potencialização de vendas pelos canais digitais.

O presidente da CDL-BG, Marcos Carbone, destaca que a data é uma das mais importantes campanhas para o comércio, com muito potencial de vendas, e que a entidade está fortalecendo a de coalização do comércio local em torno dessa mobilização global. “É um convite para que o lojista bento-gonçalvense faça parte desse movimento e ajude a fortalecer os estabelecimentos do município. Com o engajamento de todos, temos a certeza que será uma Black Friday histórica e de muitos resultados positivos”, valoriza.

Dados do comércio no RS

Falando sobre comércio, de acordo com a Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do Rio Grande do Sul (Fecomércio-RS,) o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec), apurado mensalmente pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), atingiu 129,7%, com um avanço de 0,7% em outubro, após dois meses de queda. Dessa forma, os varejistas superaram em 1,3 ponto o nível de antes da pandemia, o que mostra o comércio se recuperando dos efeitos negativos causados pelo coronavírus.

Além disso, comparado a outubro do ano passado, houve aumento de 8,8% da confiança do consumidor, além do desempenho atual da economia, que cresceu 18,4%. Já a percepção dos lojistas a respeito da atividade econômica chegou ao patamar de 104,5%.

Conforme a Fecomércio-RS, este ano há um calendário de eventos que aumenta mais o fluxo de consumidores nas lojas e também as vendas, por conta da Copa do Mundo. Esse é o motivo pelo qual a intenção de contratação avançou 4,5% em relação a outubro de 2021.

Foto: Exata Comunicação /Silvestre Santos