Com o fim da campanha de vacinação contra a gripe se aproximando, Bento Gonçalves enfrenta um desafio significativo: a baixa adesão à vacina entre os grupos prioritários. De acordo com dados divulgados pelo Ministério da Saúde nesta quarta-feira, 22, a cidade registrou apenas 37,23% de cobertura até o momento, tornando-se a localidade com o menor índice de cobertura na região.

Essa realidade se repete em outros municípios vizinhos, como Caxias do Sul, que alcançou 40,37%, Farroupilha com 39,01%, Carlos Barbosa com 41,39%, e Garibaldi com 45,31%. No entanto, destaca-se Monte Belo do Sul, que superou a marca de 50%, atingindo 51,50% de cobertura vacinal. Enquanto isso, Pinto Bandeira apresenta 40,11% e Santa Tereza, 44,39% de cobertura.

A baixa adesão à vacinação contra a gripe representa um desafio para as autoridades de saúde, especialmente considerando os benefícios que a imunização oferece. A vacina contra a gripe protege contra os vírus influenza, responsáveis pela ocorrência da doença, que pode levar a complicações sérias, principalmente em grupos de risco, como idosos, crianças, gestantes e pessoas com condições de saúde preexistentes.

Além disso, é importante desmistificar algumas fake news que circulam sobre a vacina contra a gripe, como a crença de que ela pode causar a própria doença. Na realidade, as vacinas contra a gripe são desenvolvidas com vírus inativados ou fragmentos do vírus, o que significa que não são capazes de causar a gripe. Seus benefícios superam em muito os riscos, protegendo não apenas os indivíduos vacinados, mas também contribuindo para a redução da circulação do vírus na comunidade.

A vacinação é uma medida fundamental para proteger a saúde individual e coletiva e evitar complicações decorrentes da gripe, garantindo uma maior segurança para toda a população.