Em 1925 a população do munícipio era favorecida por 249 estabelecimentos comerciais. Em 1933 inicia o calçamento da Rua Marechal Deodoro (hoje Via Del Vino). A época também é marcada pelo surgimento de estabelecimentos especializados em tecidos e confecções. As ferrarias, selarias e os famosos “Fordecos” (carros da linha Ford) já transitavam pelas ruas.

A rede elétrica, em 1940, estende-se aos bairros e localidades do interior. A agricultura vai sendo substituída pela indústria, que aos pouco diversifica sua produção, gerando empregos. A industrialização atrai um novo contingente de trabalhadores, imigrantes de outros municípios da região. Aumenta a circulação de dinheiro e muda os hábitos e costumes dos moradores. O poder de consumo da população aumenta com o desenvolvimento da cidade. Em 1943, chegou a Bento Gonçalves o Primeiro Batalhão Ferroviário. Vindo de Santiago, a sede permaneceu até 1971, quando foi transferido para Lages, no Estado de Santa Catarina. Logo após sua instalação, o Primeiro Batalhão Ferroviário criou Departamentos para a população como: Saúde, Educação, Alimentação, Transporte, Recreativo e Desportivo. Sua participação foi destacada nos mais diferentes segmentos da sociedade, sendo considerado hoje um dos propulsores do progresso e desenvolvimento do município.

No início da década de 1950, o município apresentava uma população de 23.440 habitantes, destes 6.380 eram urbanos e 17.060 população rural. Na economia, destacava-se o setor agrícola, principalmente com a produção Vitivinícola, além da agricultura de sobrevivência. Entre os estabelecimentos e empresas comerciais e industriais de Bento Gonçalves existiam: 12 madeireiras, 9 oficinas mecânicas, 9 casas de automóveis e acessórios, 8 olarias, 8 cantinas de vinhos, 7 ferragens, 6 fábricas de bebidas, 4 casas bancárias, 4 fábricas de calçados, 4 fábricas de ferramentas agrícolas, 3 fábricas de móveis, 3 torrefadoras de café, 2 livrarias, 2 tipografias, uma fábrica de sulfato de cobre e um curtume. O município ainda possuía 8 cooperativas. Uma Associação Comercial, fundada em 1914. 10 Associações Recreativas e Desportivas. Um Círculo Operário. 74 Escolas Municipais. Uma Estação de Enologia. Um Posto de Higiene e um Aeroclube.

Em 1970 inicia a São Vendelino, com trechos da RST 470 (hoje BR 470) totalmente asfaltada, graças ao impulso dado pelo marco histórico da Primeira FENAVINHO, realizada em 1967. Podemos dividir a História do ANTES e do DEPOIS da importante Festa. Graças às lideranças que, com muita habilidade, projetaram o nosso município para uma esfera nacional e internacional.
Em 1975, a base da economia concentra-se em uva e vinho, porém com grande destaque nos móveis. Em 1977, surge a MOVELSUL, com o nome de Mostra do Mobiliário. Em 1990 a Primeira EXPOBENTO. Em 1993 – FIMMA – Feira Internacional de Maquinas, Matérias-primas e Acessórios para Indústria Moveleira. No ano de 2004 – FIEMA BRASIL – Feira Internacional de Ecologia e Meio Ambiente.

“CONHEÇA A NOSSA HISTÓRIA. ELA É O NOSSO MAIOR PATRIMÔNIO”