Os anos passam, mas a história fica, traduzindo a caminhada, as conquistas, as lutas de um povo, que com seu trabalho se projetou no cenário nacional.
Até 1870, Bento chamava-se Cruzinha. Em 24 de maio de 1870, foram criadas pelo governo Imperial, as Colônias Dona Isabel e Conde D’Eu, atuais Bento Gonçalves e Garibaldi. Em 24 de dezembro de 1875, chegaram os primeiros imigrantes italianos.

Em 11 de outubro de 1890, pelo acto nº 474, a Colônia Dona Isabel foi oficializada como Município, com a denominação de Bento Gonçalves, em homenagem ao chefe da Revolução Farroupilha. O primeiro prefeito, na época denominado “Intendente Municipal”, foi o Coronel Antônio Joaquim Marques de Carvalho Júnior, que ficou no poder por 32 anos.

Em 1902 foi inaugurado o atual prédio da prefeitura, em estilo arquitetônico Neo-Clássico.
No ano de 1912 chegou o benemérito médico Dr. Tacchini e também é inaugurada a filial do Banco Pelotense. Em 1914 foi elaborado um memorial ao governo do estado, pedindo a estrada de ferro. Em 1919, chega a tão esperada ferrovia. Em 1922, foi instalada a luz elétrica. Em 1925, grande comemoração dos 50 anos da Imigração Italiana e em 1926 foi inaugurada a agência do Banco Popular do Rio Grande do Sul.

A rua Marechal Deodoro ( hoje Via Del Vino) foi a primeira via pública de Bento Gonçalves a receber calçamento, isso no ano de 1940. A rádio Difusora ZYQ5 foi a primeira emissora de rádio, fundada em 1945.

O trabalho do imigrante, do agricultor, do pequeno artesão, dos que semearam com lágrimas as sementes da esperança e colheram com alegria os frutos de uma terra que parecia indomável, guardadas por gigantescos pinheiros, fez surgir as parreiras e com eles a dedicação de cultivá-las com trabalho e novas esperanças de ano após ano, para colherem seus frutos e transformar a uva em vinho… Mas o que parecia obstáculo fez-se convite para a luta. Com as mãos calejadas, calejaram-se ainda mais, e a nova terra respondeu com frutos abundantes, que encheram de alegria os olhos de nossos pioneiros.

E… Bento Gonçalves cresceu… Sob o legado sagrado dos imigrantes, no trabalho continuado de seus descendentes, graças ao espírito empreendedor, alegre, confiante e alicerçado na fé, inovando cada dia seus valores e o espírito familiar e comunitário. E assim em 1967, graças as lideranças da nossa sociedade e do trabalho de homens e mulheres, realizamos a Primeira Festa Nacional do Vinho e, pela primeira vez, um Presidente da República veio em visita oficial “para celebrar a festa do nosso trabalho”. A Fenavinho foi um marco histórico para nos levar a uma projeção nacional. Com isso vieram as Feiras nacionais desta terra.
Parabéns Bento Gonçalves pelos 125 anos de histórias e de trabalho. Parabéns a todas as lideranças, mas acima de tudo, parabéns a todos os bento-gonçalvenses que com sua fé e trabalho souberam honrar com orgulho a terra em que nascemos e fazer parte deste lugar bom para se viver…

Que todas as etnias que se juntam a nós, se sintam abraçadas nesta história e se alegrem por fazerem parte dessa história de 125 anos.

E… Você conhece a história, o hino e a bandeira do nosso município???