Ricardo Dalla Corte Vieira, disputou as finais do Campeonato Estadual FGB, pelas categorias sub-13 e sub-14, sagrando-se campeão nas duas oportunidades

Ricardo Dalla Corte Vieira, de 13 anos, disputou nos dias 25 e 26 de novembro, duas finais do Campeonato Estadual FGB 2023, realizadas no ginásio de esportes da Sede União Petrópole, em Porto Alegre. O jovem bento-gonçalvense atuou pelas cores do Grêmio Náutico União, da Capital gaúcha, nas categorias sub-13 e sub-14, obtendo a façanha de sair vitorioso nas duas oportunidades.

Praticante do esporte desde muito novo, iniciou sua jornada esportiva aos seis anos e agora com 13, vem se destacando no cenário estadual. “Estou muito feliz pois vencer sempre é gratificante e vencer na minha categoria e uma acima é alegria em dobro”, revela Vieira.

Desafios a serem superados

Para o garoto, a maior dificuldade passada, são as longas viagens que se deve realizar. “Os maiores desafios, principalmente no início do ano, foram o grande número de viagens para locais distantes como Bagé e Santa Rosa, onde acabava voltando cansado e ainda tendo que conciliar com a escola. Também como treino em Porto Alegre quase todos dias, é cansativo pois tenho pouco tempo para realizar os temas e estudar”, expressa.

O Grêmio Náutico União é um clube consolidado dentro do esporte gaúcho, devido a isso suas equipes sempre tendem a chegar nas finais das competições, e para isso se deve ter profissionais e atletas qualificados para realizar esses feitos. “Nosso técnico “Pimenta” tem muita experiência e conhecimento, montamos estratégias de defesa para os melhores jogadores dos outros times, para anular suas principais jogadas e funcionou muito bem”, conta Vieira.

Devido às chuvas que assolaram o Rio Grande do Sul nos últimos meses, as finais das categorias que estavam marcadas para dias distintos, tiveram de ser realocadas para o mesmo final de semana. “Os jogos do sub-13 aconteceram no mesmo final de semana do sub-14 por causa das chuvas, mas acabou sendo um final de semana incrível. Cansativo pois joguei quatro jogos, porém muito feliz”, ressalta Vieira.
Com seus 1m90cm, para ele as amizades e experiências que o basquete lhe proporcionou é gratificante. “Comecei com seis anos, sendo uma brincadeira, mas por causa do esporte me desenvolvi fisicamente. O mais legal de tudo é que conheci amigos de diversos lugares, de outros times e hoje posso dizer que graças ao esporte tenho amigos em várias cidades. Também fiz treinamentos com vários professores muito bons e jogadores profissionais como o Alex Brabo, que joga no Bauru Basquete onde, aprendi muito sobre defesa”, conta.

Mudar para melhorar

Para 2024, o jovem revela que irá se mudar para São Paulo para jogar no Esporte Clube Pinheiros e seguir seu sonho de um dia se tornar um jogador profissional. “Agora em janeiro estarei me mudando para São Paulo, onde vou jogar no Esporte Clube Pinheiros, um dos melhores clubes do país. Vou jogar em São Paulo pois lá é o grande centro do basquete no Brasil, os principais times estão lá. O Campeonato Paulista é muito forte e por isso preciso estar lá para jogar. Os jogos lá são muito intensos, rápidos e terei que me adaptar pois quero em 2025, quando estiver com 15 anos, vestir a Camisa Amarela e representar o Brasil. Vou aproveitar essa oportunidade neste clube que é destaque no país, para melhorar cada vez mais meu basquete. Quero ser jogador profissional e jogar nos Estados Unidos quando adulto”, conclui Vieira.