Rafael Licks conquistou a 2° colocação no Mr Olympia Amador, em campeonato realizado no início do mês
No dia 4 de junho, em Alicante, na Espanha, foi realizado o Mr Olympia Amador Espanha. O maior evento de fisiculturismo amador do mundo durou três dias e reuniu 583 atletas de todas as partes do globo. Um deles foi Rafael Licks, fisiculturista bento-gonçalvense que conquistou a 2° colocação. Praticante do esporte há mais de 16 anos, ele representou Bento Gonçalves e o Brasil.
O atleta conta sobre sua rotina cansativa, durante os meses que antecederam a competição. “A pré-competição é bem exaustiva, o atleta de fisiculturismo tem que fazer o processo chamado de ‘depletação’, aonde, com uma dieta restrita de carboidratos, esvazia o glicogênio do corpo. Com isso, acabamos ficando fracos, mas é um processo necessário para diminuir ao máximo o percentual de gordura e quando fazer o Carb UP, apresentar um físico denso e musculoso, sem nada de gordura e água”, explica
Para disputar uma competição de alto rendimento no fisiculturismo o atleta precisa construir seu físico por anos. “A preparação ocorre a muito tempo, o que muda de fato é a finalização. No fisiculturismo a prioridade máxima sempre será a estética, o volume, densidade e condicionamento. Para adquirir estas características levam anos, tratando-se de corpo humano aonde o processo é lento, por isso a importância de um treinador aonde ele direciona o treinamento e a dieta. Esta competição foi o ápice do meu físico, treino há muitos anos para me apresentar nela” frisa.
Licks expõe o sentimento de representar o município no cenário do fisiculturismo. “Diria que nesta experiência representei a elite do esporte, mais que Bento Gonçalves, representei o Rio Grande do Sul e o Brasil. Só tinha outro atleta do brasileiro no evento, ‘Tenente Breno’, que tem patrocino da maior rede de academias do Brasil, de empresa de suplementos e muitos outros apoios profissionais, ele vive disso. Eu tive algumas poucas ajudas de custos inclusive do bolsa atleta, que é iniciativa desta gestão municipal, porém, o total de apoio que tive não equivaleu nem a 20% dos meus custos que banquei tudo com meu dinheiro”, relata.
O processo para participar de um torneio deste nível é complicado e exige muito trabalho” A logística é muito complexa, pois vai desde programação da dieta que vou transportar na viajem à comida local, hospedagem, transporte, o dinheiro, documentação e burocracia da federação. Porém, a experiência é extraordinária, vale toda dor de cabeça”, finaliza Licks.