No domingo, 29 de outubro, o piloto, Joaquim Gehlen Fronza conquistou a segunda colocação no Campeonato Gaúcho de Kart

O mais jovem piloto federado do país, Joaquim Gehlen Fronza, de seis anos, chegou ao segundo lugar do pódio no último final de semana ao ser premiado como vice-campeão gaúcho do Campeonato Gaúcho de Kart – Etapa Venâncio Aires, na categoria mirim. O pequeno bento-gonçalvense participou pela primeira vez da competição e já figurou entre os destaques da corrida, chegando a ocupar o primeiro lugar nas tomadas de tempo, no sábado. A corrida oficial aconteceu ao longo do domingo, 29 de outubro.

Por ser a primeira participação neste campeonato, o resultado impressionou o pequeno piloto. “Fiquei em segundo lugar, mas para mim é uma vitória enorme. Vou seguir treinando para melhorar meu tempo e ganhar mais confiança na pista. Me sinto feliz e pronto para os novos desafios. Gosto muito de andar de kart”, afirma Joaquim.

Em sua primeira participação na competição, o jovem protagonizou uma embate interessante com os outros pilotos e conquistou a vice-colocação. “Gostei da minha disputa com o Enzo, que ficou em primeiro lugar. Andamos perto durante a corrida toda, e em certo momento até consegui ultrapassar ele”, conta o jovem.

Para os próximos torneios Fronza tem apenas uma coisa em mente, trabalhar duro para ser campeão. “Quero treinar mais para ter mais confiança nas ultrapassagens e conseguir ser campeão. O Campeonato Brasileiro me ajudou bastante a ganhar confiança e a me preparar porque estavam lá muitos pilotos do Brasil todo”, expõe.

Neste ano, Fronza participou ainda do 58º Campeonato Brasileiro de Kart, terminando a competição em 11ª colocação, entre 28 pilotos do país todo. Ele também já conquistou pódio no Open 1 Brasileiro 2023 – Techspeed circuit, demonstrando talento e dedicação no ano de sua estreia nos campeonatos de kart.
Joaquim faz parte da equipe DDM Kart Racing, liderada pelo preparador gaúcho Djonatan Dalmagro. O primeiro contato do jovem piloto com o kartismo foi no final de 2022 e, desde então, vem ganhando velocidade e popularidade entre as equipes, já que vem embalado de bons resultados obtidos a cada treino. “Meu treinador entende muito do esporte e é um preparador que cobra bastante de mim, mas assim consigo ir melhorando nos resultados. Além do mais, ele é muito legal”, ressalta Fronza.
O pequeno piloto tem ainda alguns compromissos neste ano, ele vai competir ainda no Campeonato Catarinense em Lajes, nos dias 30 de novembro, 1 e 2 de dezembro. E pretende concorrer a última etapa do São Paulo Light, em Interlagos, no dia 8 de dezembro.

Foto: Divulgação