Profissionais de saúde que utilizarão os veículos estão em fase de treinamento neste momento
Nesta quinta-feira, 26 de maio, a Prefeitura de Bento Gonçalves anunciou que a cidade, nos próximos meses, contará com atendimento de motolâncias. De acordo com o poder público, a intenção em integrar esses veículos na saúde é para agilizar certos atendimentos de emergência. Toda unidade deverá contar com um técnico de enfermagem ou enfermeiro com habilitação para condução de motocicletas.
As motolâncias estarão sob utilização e intervenção do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, o Samu 192, sob regulação médica. O serviço também precisará se adequar aos pré-requisitos existentes na Nota Técnica nº 14 do Samu Estadual. Os profissionais, que futuramente estarão nas ruas de Bento, passam agora pela fase de treinamento. Nesta semana, eles realizam o curso de pilotagem defensiva, em São Leopoldo.
A coordenadora do Samu, Melissa Bonatto, comentou que esse novo serviço à população é de suma importância para que a prestação de socorro seja agilizada. Ela define as motolâncias como: “um importante incremento para a saúde do município”. O processo licitatório que regularizará a compra dos veículos já foi realizado.
Como funcionará o serviço?
De acordo com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Bento Gonçalves, “A utilização é mista, ou seja, tanto para atendimento rápido às ocorrências clínicas, quanto às traumáticas, a fim de reduzir o tempo resposta principalmente nas patologias cuja magnitude das sequelas é tempo dependente. A estimativa é que a chegada da motolância, em média, é cerca de 3 a 5 minutos antes da ambulância”, detalhou em postagem.