Cheios de filosofia, cada um encara um novo ano da sua forma. Lemos frases do tipo: “Nada muda se você não mudar”, “Você pode fazer diferente todos os dias”… mensagens que nos dizem que podemos fazer o melhor por nós mesmos sem que seja necessário uma virada de ano. Concordo, mas em parte, pois, entendo que um novo ano é uma passagem que nos oportuniza a renovação.

É muito importante reconhecer o nosso momento, seja ele bom ou ele ruim. Quando reconhecemos o que estamos vivendo, passamos a ter o poder de transformar nossas vidas. Para começar com o pé direito, como este ano não tinha programado sair de férias devido a algumas circunstâncias, resolvi refletir um pouco e observar quem fui e como lidei com algumas questões nos últimos tempos e como poderia melhorar minhas relações. Relação com trabalho, com dinheiro, com a família, com os amigos, com minhas metas, e assim por diante… Percebi, então, que falava de cansaço referindo-me a uma série de compromissos e de coisas que dependiam de mim. Uma série de obrigações que se abarrotavam e que geravam esse sentimento dentro de mim. Mas, não era só isso. Não era um cansaço físico.

Analisando, comecei a perceber que também me referia a coisas que me contrariavam ou atitudes que me chateavam. Por trás da palavra “cansaço” se escondiam a falta de diálogo e o sentimento de impotência diante de uma situação. Reparei, também, que foi tornando-se automático fazer certas reclamações, sem nem ter ideia do que estava me perturbando. Assim, não assimilamos aquilo que pode ser feito para resolver tal situação.

Minha dica é: quando repetidamente reclamar de algo, pergunte-se: “O que está me incomodando?”, com certeza tem algo escondido por trás dessas reclamações jogadas ao vento. Se observe e pense o que você anda alimentando em você mesmo, e descubra o que te incomoda. A partir daí, começa a ser possível a transformação.
Então, recomeçamos.

E você, como recebeu 2019? Como se abriu para esse novo período? Com gentileza e amor? Não seja duro consigo mesmo (eu quase sempre sou, não vale a pena) … sempre é possível RECOMEÇAR!