De forma a atender a um pedido de artesãos de rua de Bento Gonçalves, feito há mais de dez anos, as Casas de Artesanato foram instaladas na praça Dr. Bartholomeu Tachini, no centro da cidade. Ao todo são cinco artesãos que, segundo a prefeitura, são contemplados em Lei e os únicos que podem ocupar o espaço.
A iniciativa foi idealizada por meio de uma medida mitigatória das obras no novo complexo Piazza Salton. “Por se tratar de um empreendimento de grande porte, além de preservar todo o sítio histórico da antiga Salton, foi solicitado ao empreendedor algumas melhorias, dentre elas as casas dos artesãos, a casa da “mulher do churros”, a reforma de todas as esquadrias do Museu, entre outras melhorias”, esclarece a diretora Adjunta do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Ipurb), Melissa Bertoletti Gauer.
A concepção das casas foi elaborada pelo Instituto. De acordo com Melissa, para elaboração do projeto foram utilizados os critérios de referência às casas da Via Del Vino, e aprovado pelo Conselho Municipal de Patrimônio Histórico e Cultural. O material é madeira tratada e pintada de acordo com as casas da Praça.
Em contrapartida, os artesãos têm o compromisso de ser agentes de cultura e turismo, prestando informações turísticas à comunidade e aos visitantes, bem como na preservação ambiental do entorno da praça e colaborar no desenvolvimento de ações de qualificação do roteiro cultural e turístico. A presidente da Associação, Juçania Mezzalira, celebra a conquista que veio após muitos anos de esforço. “Começamos expondo nossas artes no chão com restrição de horários e com muita discriminação. Passamos essa fase e conquistamos nossas bancas. Aí começamos a ser reconhecidos como artistas, criamos nossa associação para termos organização e melhoria na apresentação do nosso trabalho. Passamos 15 anos de bastante trabalho e persistência para que tivéssemos o nosso projeto das casinhas fixas realizado, assim tendo nosso trabalho valorizado, livre de passar pelos imprevistos do tempo e também da nossa própria segurança e melhoria da imagem da praça da cidade. Estamos muito gratos por realizarem nosso sonho de tantos anos”, sublinha.
Passamos 15 anos de bastante trabalho e persistência para que tivéssemos o nosso projeto das casinhas fixas realizado.
Juçania Mezzalira, presidente da Associação dos Artesãos de Rua
O que achou da instalação dos quiosques na praça?
Fotos: Suellen Krieger