Desde a manhã de sábado, 10, a balsa que faz a travessia entre São Valentim do Sul e Santa Tereza retomou suas operações, funcionando diariamente das 7h às 17h30min. A nova balsa, que possui dimensões de 24m x 9m e área total de 216m², pode transportar até 15 veículos leves e realiza a travessia de cerca de 150 metros em aproximadamente 15 minutos – incluindo 12 minutos para embarque e desembarque e 3 minutos para a travessia efetiva. Dependendo da demanda e do andamento dos serviços, os horários poderão ser ampliados.

A reinstalação da balsa é um alívio significativo para a população local, pois a estrutura anterior foi destruída durante as enchentes que afetaram a região em maio deste ano. A balsa original foi arrastada contra a ponte da BR-386 e afundou, interrompendo o tráfego entre o Vale do Taquari e a Serra. A nova embarcação, menor que a anterior, foi autorizada temporariamente até que uma balsa de maior porte possa ser colocada em operação.

Preços da travessia

Acesso à ERS-431 e via em São Valentim do Sul

Segundo informações da prefeitura municipal, o acesso pela ERS-431, no trecho pertencente à comunidade de Linha Alcântara, em Bento Gonçalves, está parcialmente liberado para veículos que necessitam utilizar a travessia da balsa. A Prefeitura de São Valentim do Sul também anunciou a liberação total da via em sua área, especialmente nas regiões onde ocorreram deslizamentos de terra e problemas no asfalto.

Nova ponte em planejamento

A operação da balsa é uma solução temporária enquanto se aguarda a construção de uma nova ponte sobre o Rio Taquari. O Estado iniciou um processo de contratação emergencial para a obra, e as propostas das empresas interessadas foram abertas no dia 26 de julho. A Vereda Engenharia, de Belo Horizonte (MG), apresentou a proposta de menor preço, porém, a documentação está ainda em análise pelo governo do Estado. Esse processo é necessário para assegurar que a empresa cumpra todos os requisitos do edital.

A nova ponte terá aproximadamente 320 metros de extensão, cerca de 50 metros a mais que a estrutura anterior, permitindo uma maior capacidade de carga. A obra está orçada em R$ 31,3 milhões, com R$ 24,4 milhões oriundos do governo federal e os R$ 6,9 milhões restantes como contrapartida estadual.

Fotos: Todos pela ERS-431 / Reprodução