*César Anderle

Estamos inseridos na sociedade e por consequência devemos pertencer ao movimento de melhoria dos ambientes de negócios e do próprio bem-estar humano.

Milhares de pessoas se dedicam a diversas causas que podem transformar a realidade de hoje, para um amanhã melhor, isso tudo de forma voluntária. A Federasul, sediada em Porto Alegre é uma entidade de classe do RS que congrega CICs, associações, CDLs, Sindilojas das mais diversas cidades de nosso estado.
Juntos conseguimos através de diálogos respeitosos com políticos municipais, estaduais e federais aproximarmos deste sistema que faz parte do nosso “ecossistema” humano e social.

Conseguimos neste último ano diversos avanços de entendimento e conquistas para a sociedade gaúcha, através de debates democráticos e sem ideologias, por exemplo: o não aumento da alíquota de ICMS de 17 % para 19 % sobre os bens e serviços produzidos aqui no nosso estado.

Recentemente nos aproximamos de outras categorias de associativismo – Fetransul Federação das empresas de Transporte de Cargas do RS – e juntos divulgamos a não concordância da simples prorrogação da concessão de pedágio do polo de pelotas para a Ecosul, assim com o apoio de diversos deputados estaduais e federais, conseguimos a atenção da ANTT e o governo federal anunciou uma nova licitação deste importante polo para o desenvolvimento do estado gaúcho.

Matéria de debate e preocupação também é a inversão de valores que identificamos nos mais diversos campos do pensamento, onde o cidadão de bem é visto pela justiça como bandido e o bandido de fato, como um ser que não teve culpa alguma, apenas porque o sistema o fez ser assim.

Você, eu, nós precisamos nos engajar cada vez mais para combater o bom combate, não devemos esperar que o outro faça, nós devemos fazer. Só assim, teremos uma sociedade mais humana, mais coerente e mais livre para traçarmos uma linha do tempo em que todos tenhamos um futuro promissor e igualitário de liberdade e oportunidades.

Portanto, o associativismo nos permite buscar formas de solucionar problemas que uma pessoa por si só não conseguiria, mas com o apoio de outros CPF e CNPJ, conseguiremos encontrar novos caminhos diante de desafios que num primeiro momento pode ser de difícil resolução.

Acredito que com o associativismo atingiremos a opinião pública para temas que impactam ou irão impactar toda a sociedade. Esta força nos fará contribuir para uma sociedade mais colaborativa.
A Federasul é defensora e entusiasta do associativismo, falamos muito sobre o pertencimento das ações que nossas entidades e empresas necessitam, o nosso grande objetivo é melhorar o ambiente de nossos negócios.

Estamos num barco só e este barco não pode virar, venham conosco!

*Vice-presidente regional Serra – Federasul