Uma fala do ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, durante entrevistas à imprensa, fez com que pessoas que tiveram o auxílio emergencial negado pela Caixa Econômica Federal, procurassem às sedes das Defensorias Públicas do Rio Grande do Sul, para contestar a decisão. Segundo Lorenzoni, os cidadãos deveriam buscar atendimento junto ao órgão para tentar reverter a situação, o que ocasionou milhares de ligações e mensagens relacionadas a indeferimentos do pedido.

No entanto, apesar da informação repassada pelo ministro, a Defensoria Pública do Rio Grande do Sul divulgou nota informando que não atua nesse caso, pois, segundo o órgão, é de competência da Justiça Federal. “A orientação é que as pessoas busquem atendimento nas unidades da Defensoria Pública da União”, explica a nota.

Para tentar reduzir o número de atendimentos desnecessários, o órgão federal também possuiu um site para esclarecer dúvidas e informar os endereços de atendimento. Além disso, o governo federal também disponibilizou um portal para que as pessoas busquem mais informações sobre o auxílio.

O benefício financeiro de R$ 600 é destinado a trabalhadores informais, Microempreendedores Individuais (MEI), autônomos e desempregados, e tem por objetivo fornecer proteção emergencial no período de enfrentamento à crise causada pela pandemia do coronavírus.